Açoriano Oriental
Recursos Naturais atribuiem 41 galardões ECO Freguesia
A Secretaria Regional dos Recursos Naturais vai atribuir sexta-feira o Galardão 'ECO Freguesia 2012' a 41 freguesias de toda a Região, em cerimónias que vão decorrer nas nove ilhas dos Açores.
Recursos Naturais atribuiem 41 galardões ECO Freguesia

Autor: Ana Carvalho Melo

O diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, vai presidir às 10h00, no Jardim Botânico do Faial, à cerimónia de entrega dos galardões às freguesias distinguidas nesta ilha e, às 14h30, no Gabinete da Vinha, na Madalena, às freguesias distinguidas na ilha do Pico.

O concurso 'ECO Freguesia, Freguesia Limpa', organizado pelas Direções Regionais do Ambiente e dos Assuntos do Mar, tem como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos.

A avaliação desse esforço, através de um sistema de pontuação de acordo com a qualidade ambiental exibida no respetivo território e o número de ações de limpeza e de sensibilização desenvolvidas, inclui as linhas de água e a orla costeira.

O concurso atribui a Bandeira ECO Freguesia e Certificado, que distingue Juntas de Freguesia onde os critérios mínimos do concurso são atingidos, e o Certificado de Reconhecimento, atribuído nos casos em que, por razões não imputáveis à autarquia local, foi realizado um esforço efetivo de limpeza e sensibilização.

Relativamente ao concurso de 2012, além da atribuição dos 41 galardões, vão ser entregues 39 Certificados de Reconhecimento.

Em ambas as classificações, será distinguida uma freguesia no Corvo, sete nas Flores, 12 no Faial, uma na Graciosa, 11 no Pico, 10 em São Jorge, 15 na Terceira, 21 em São Miguel e duas em Santa Maria.

As freguesias interessadas em concorrer à quarta edição deste concurso podem inscrever-se até ao dia 3 de maio, sendo as inscrições gratuitas.

Esta iniciativa pretende premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes como reflexo de uma cidadania ativa, resultando no bem-estar das populações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados