Açoriano Oriental
PSD/Açores defende reorganização dos transportes nas ilhas de coesão
Os deputados do PSD/Açores defenderam esta sexta-feira uma reorganização do sistema de transportes nas chamadas ilhas de coesão, apontando para as "grandes dificuldades" sentidas pelos habitantes ao nível das ligações marítimas, mas também nas aéreas.

Autor: Lusa/AO Online

“Para esta coesão existir é necessário que se reorganize o sistema de transportes. Do ponto de vista dos transportes marítimos, as ilhas de coesão sentem uma grande dificuldade. Sentimos uma grande necessidade destes transportes marítimos serem reorganizados no sentido de a economia ter um caminho positivo”, afirmou o deputado social-democrata Bruno Melo.

O deputado falava aos jornalistas no encerramento das jornadas parlamentares do PSD/Açores dedicadas ao "contributo do setor primário para a coesão", que tiveram lugar nas Flores e no Corvo.

Bruno Melo disse que também "não se compreende e é inconcebível ver que o Governo Regional dos Açores cumpre escrupulosamente os serviços públicos de transporte aéreo na Madeira" e "nos Açores, designadamente no Corvo, há vários dias que tem a ilha sem ligações aéreas", devido à avaria de um avião da SATA Air Açores.

“Estas jornadas serviram para efetuarmos uma análise mais profunda sobre as grandes dificuldades que afetam as ilhas de coesão e designadamente as Flores e Corvo, do grupo ocidental, que precisam de uma coesão dentro da coesão da região”, sublinhou.

O deputado Bruno Melo frisou que "o contributo do setor primário para esta coesão é decisivo”, nomeadamente a fileira da carne, a atividade com maior significado económico naquele grupo de ilhas do arquipélago.

Durante as jornadas parlamentares, os deputados do PSD ao parlamento dos Açores visitaram ainda várias instituições nas Flores e Corvo, designadamente aquelas com maior impacto na economia e ao nível social.

“A situação não é muito risonha para todos. No entanto, temos um caminho muito longo a percorrer para que de uma forma clara se caminhe para a resolução destas situações a mais breve trecho, já que em ilhas pequenas estas instituições têm um peso muito significativo”, sublinhou ainda Bruno Melo.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados