Açoriano Oriental
Desemprego
PS culpa políticas recessivas de PSD e CDS, Governo culpa herança de Sócrates
O PS responsabilizou hoje a "política recessiva" do Governo pelo aumento do desemprego, mas o ministro da Economia culpou antes a herança dos executivos de José Sócrates e convidou os socialistas a colaborarem num plano de emprego
PS culpa políticas recessivas de PSD e CDS, Governo culpa herança de Sócrates

Autor: Lusa/AO Online

 

Num debate de atualidade marcado pela bancada socialista, o ex-ministro da Economia Vieira da Silva traçou um retrato negro da situação do país em matéria de desemprego, apontando que há agora mais 203 mil pessoas sem posto de trabalho do que no ano passado e que o desemprego chega aos 20 por cento em regiões como a do Algarve.

Vieira da Silva disse ainda que o desemprego, além de ser elevado nos jovens, atinge também fortemente faixas etárias mais idosas, o que torna difícil o regresso destes cidadãos ao mercado de trabalho.

Quando às causas, Vieira da Silva referiu que, ao contrário do que fez a atual maioria PSD/CDS no passado, "o PS não ignora as consequências adversas da conjuntura internacional".

"Mas há mais explicações do que a conjuntura externa. Foi a vossa opção pela política recessiva, medidas que tiveram consequências arrasadoras no emprego, como o aumento do IVA para o setor da restauração", disse o ex-titular da pasta da Economia.

Para Vieira da Silva, a atual política de austeridade seguida pelo Governo, "se não falhar por outros indicadores, vai falhar seguramente pelo lado do desemprego".

Nesse sentido, apelou para que haja mudanças profundas quando se iniciar em breve a quarta avaliação do programa da ´troika´ (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia) em Portugal.

"Agora, já não se pode alegar que este aumento do desemprego é fruto da rigidez do mercado de trabalho ou do nível de salários no país. É consequência da vossa política recessiva", sustentou o ex-ministro socialista, procurando assim retirar validade a argumentos de natureza liberal que foram usados no passado para caraterizar o mercado laboral do país.

Na resposta, o ministro da Economia citou o anterior chefe do executivo, José Sócrates, que advogou em 2011 que o aumento do desemprego era resultado das políticas orçamentais então tomadas e que constituíram "o preço a pagar para pôr as contas públicas em ordem".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados