Açoriano Oriental
Projetos de Siza Vieira e Souto Moura em museus de Santo Tirso inaugurados em maio
As obras em curso em dois museus de Santo Tirso, que totalizam um investimento de 4,6 milhões de euros, são inauguradas a 21 de maio, sendo expectativa da câmara que "ajudem à projeção económica e cultural do concelho".
Projetos de Siza Vieira e Souto Moura em museus de Santo Tirso inaugurados em maio

Autor: Lusa/AO Online

 

Em causa estão a sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), que foi desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, enquanto o projeto do Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto Moura.

"A ideia é que potenciem ainda mais Santo Tirso na área cultural. A ideia é que todas estas iniciativas permitam uma promoção do município e a dinamização económica do município aos mais variados níveis seja empresarial, turístico, ou simples lazer ou cultural", referiu hoje o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O Museu Municipal Abade Pedrosa possui coleções de arqueologia e materiais provenientes de várias estações arqueológicas do concelho de Santo Tirso e da região envolvente, ora provenientes de trabalhos de escavação ora de achados fortuitos, cujo contexto arqueológico, em alguns casos, se desconhece.

Quanto ao MIEC, este após o 10.º Simpósio de Arte Pública que se realizou em outubro do ano passado, passou a ter 54 obras espalhadas pelas praças e parques locais de Santo Tirso, num total de seis polos da cidade: parques de Geão, Rabada, Carvalhais, Dona Maria II e praças 25 de Abril e Camilo Castelo Branco.

As obras estão a ser realizadas no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte a 85%, sendo que os restantes 15% são da responsabilidade da câmara de Santo Tirso, distrito do Porto.

Ambos vão ficar ligados por um serviço de atendimento e a empreitada será inaugurada a 21 de maio pelo primeiro-ministro António Costa.

Recentemente, num comunicado que dava conta da visita a Santo Tirso de 16 estudantes da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade de Sevilha, Espanha, a câmara apontava que o projeto dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura poderá proporcionar que o "número de visitas continue a crescer".

"Nos últimos tempos, o Município de Santo Tirso tem sido foco de interesse por parte de estudantes de arquitetura nacionais e internacionais, que não ficam indiferentes às obras de grande valor arquitetónico presentes na cidade", referia a nota.

Os museus ficam localizados no conjunto patrimonial designado por Mosteiro de S. Bento, imóvel classificado como Monumento Nacional.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados