Projeto de recuperação da bacia da Lagoa das Furnas conquista prémio

Projeto de recuperação da bacia da Lagoa das Furnas conquista prémio

 

Ana Carvalho Melo   Regional   23 de Nov de 2012, 08:32

O Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, na ilha de S. Miguel, conquistou o primeiro lugar do Prémio Nacional da Paisagem 2012.

O galardão é atribuído pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, através da Direção-Geral do Território.

Com a atribuição deste galardão, o Projeto de Recuperação Ecológica da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas vai ser o representante nacional no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa 2013, cuja candidatura será entregue até 10 de dezembro.

A Região Autónoma dos Açores obteve ainda o segundo lugar deste prémio nacional, com a Paisagem do Vulcão dos Capelinhos, no Faial.

 A conquista dos dois primeiros lugares do Prémio Nacional de Paisagem 2012 significa, segundo o secretário regional dos Recursos Naturais, que “o investimento que o Governo dos Açores tem efetuado no âmbito do ordenamento, proteção, conservação e valorização do património natural é uma aposta ganha”, revela nota do GACS.

 Para Luís Viveiros, mais uma vez, a Região destaca-se a nível nacional na área do ambiente, considerando que este galardão releva ainda para a imagem turística que os Açores querem projetar no exterior.

A candidatura açoriana, intitulada “Furnas, Laboratório de Paisagem”, integra um resumo do projeto de intervenção na Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas e inclui o enquadramento da área e projeto, relata os conceitos base, a diversidade de intervenções no terreno, os subprojectos e as inúmeras parcerias que têm assegurado o sucesso de toda a intervenção de planeamento da paisagem.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa foi criado pela Convenção Europeia da Paisagem com o objetivo de distinguir a implementação de uma política ou de medidas de proteção, gestão e ordenamento da paisagem que sejam eficazes para a sustentabilidade e promovam o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.