Açoriano Oriental
Programa 'Entre Mares' prevê 114 ações de sensibilização ambiental
A redução da carga poluente no oceano e na orla costeira é o principal objetivo do programa de sensibilização ambiental 'Entre Mares', que arranca hoje nos Açores e inclui 114 iniciativas nas nove ilhas do arquipélago.
Programa 'Entre Mares' prevê 114 ações de sensibilização ambiental

Autor: Lusa

Este programa, que começa no Dia Europeu do Mar e decorre até 8 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial dos Oceanos, é coordenado pelo Governo dos Açores e envolve a participação de autarquias, escolas, organizações não-governamentais, parques naturais e empresas.

A iniciativa, subordinada ao tema central 'Lixo Zero no Mar', visa a preservação dos oceanos e a redução da carga poluente na orla costeira, mas também aproximar as pessoas do mar, sendo o papel principal do projeto desempenhado pela sociedade civil, a quem compete dinamizar as várias atividades previstas.

"Queremos mostrar às pessoas que este grande gigante azul é também um mar de oportunidades", afirmou Frederico Cardigos, diretor regional dos Assuntos do Mar, em declarações à Lusa.

Nese sentido, recordou que "o mar gera riqueza não apenas na pesca e nas atividades marítimo-turísticas, apresentando também enormes potencialidades em termos energéticos e de exploração mineral".

A observação de cetáceos, os trilhos de reconhecimento costeiro e as ações de limpeza da costa são algumas das 114 ações integradas no programa 'Entre Mares', que também inclui regatas, exposições e batismos de mergulho.

Entre outras iniciativas, referência ainda para as visitas a uma embarcação de pesca-turismo na Terceira, a realização de uma regata ecológica em Santa Maria, com recurso a materiais utilizados na construção de embarcações, e a visita ao Ilhéu da Praia, na Graciosa, onde nidifica o Painho-de-Monteiro, uma das aves mais raras do mundo.

No quadro deste programa estará em Santa Maria e em São Miguel o 'Vaivém' do Oceanário de Lisboa, um veículo vocacionado para a sensibilização ambiental para os oceanos, equipado para permitir experiência educativas originais que alertam para a necessidade de conservar a natureza.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados