Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores até 2020 com dotação de 340ME

O Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores até 2020 (Prorural+), hoje aprovado pela Comissão Europeia, tem uma dotação global de 340 milhões de euros e tem como principal objetivo aumentar a sustentabilidade do setor agroflorestal no arquipélago.


O Prorural+, relativo ao período de programação orçamental europeu 2014-2020, foi hoje aprovado pela Comissão Europeia e soma 295 milhões de euros do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e mais 45 milhões de verbas regionais.

"O principal objetivo é melhorar a sustentabilidade do setor agroflorestal através do aumento da competitividade da produção agrícola local, reforçando ao mesmo tempo a preservação e recuperação ambiental e das paisagens tradicionais", afirma a Comissão Europeia.

Através do Prorural+, os Açores pretendem, até 2020, apoiar a modernização e reestruturação de cerca de mil explorações agrícolas (7% do total que existe na região), proporcionar formação a 1.700 pessoas e promover a renovação geracional dos produtores através do apoio a 187 jovens agricultores.

Por outro lado, e no âmbito da gestão de recursos naturais, a região quer melhorar a utilização dos solos e/ou prevenir a sua erosão, pretendendo abranger o Prorural+ 70 mil hectares com esse objetivo.

Segundo destaca ainda a Comissão Europeia, 7% dos fundos do Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores até 2020 destinam-se a iniciativas que visam a criação de 80 novos postos de trabalho e a melhoria das condições de vida das populações rurais.

A promoção da competitividade do setor agrícola e agroindustrial absorve 44% dos fundos do Prorual+, enquanto outros 44% estão destinados à recuperação, preservação e melhoria dos ecossistemas relacionados com a agricultura e as florestas.

Neste último caso, os fundos serão preferencialmente destinados a compensar os agricultores açorianos dos custos adicionais associados à produção regional, por causa das especificidades naturais da região, assim como a apoiar investimentos florestais considerados amigos do ambiente.

Assim, o Prorural+ pretende abranger 23% da área agrícola dos Açores com apoios à biodiversidade, 23% com ajudas à gestão da água e 58% com apoios à gestão de solos.

O Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores anterior (Prorual, que terminou em 2013) teve uma dotação de 322 milhões de euros.

 

PUB

Premium

Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira venceu processo contra família que vendeu casa onde residia, na rua da Arrenquinha. Habitação era propriedade da junta e negócio foi considerado nulo, quer pelo tribunal de Ponta Delgada, quer pela Relação de Lisboa