Açoriano Oriental
Produção de resíduos urbanos nos Açores diminui cerca de cinco mil toneladas
Os Açores produziram no ano passado 131.641 toneladas de resíduos urbanos, menos cerca de cinco mil toneladas do que em 2014, revela o relatório regional de produção e gestão de resíduos, hoje apresentado na Horta, ilha do Faial.
Produção de resíduos urbanos nos Açores diminui cerca de cinco mil toneladas

Autor: Lusa/AO Online

"Trata-se de uma evolução extremamente positiva da produção de resíduos nos Açores, que revela uma diminuição como resultado, certamente, das políticas de prevenção e das campanhas de sensibilização realizadas pelo Governo [Regional]", sublinhou o diretor regional do Ambiente, Hernâni Jorge, em conferência de imprensa.

De acordo com o relatório de produção de resíduos, São Miguel, a maior ilha dos Açores, destaca-se das restantes, originando uma produção anual de quase 74 mil toneladas.

Seguem-se as ilhas da Terceira (34 mil toneladas), Faial (7.700 toneladas), Pico (6.200 toneladas) e São Jorge (quatro mil toneladas), Santa Maria (duas mil toneladas), Flores (1.600 toneladas) e o Corvo, a mais pequena, com 272 toneladas de resíduos produzidos em 2015.

Do total de 131 mil toneladas de resíduos produzidos nos Açores durante o ano passado, 91 mil toneladas (69%) foram depositadas em aterros e apenas 40 mil toneladas (31%) tiveram como destino a valorização.

"Apesar desta evolução positiva, ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de alcançarmos as metas a que nos propusemos", ressalvou Hernâni Jorge, lamentando que ainda existam concelhos nos Açores que "não fazem recolha seletiva" dos resíduos urbanos.

De acordo com o relatório hoje divulgado, a maioria dos resíduos produzidos nos Açores são biorresíduos (38,37%), ao passo que os têxteis representam 14,74%, seguidos do plástico (12,94%), do papel e cartão (10,85%) e do vidro (7,48%).

Na sequência destes resultados, a Direção Regional do Ambiente decidiu lançar duas campanhas de sensibilização junto dos açorianos, no sentido de incentivar a compostagem, para aproveitamento dos resíduos alimentares e vegetais, e de incentivar o reaproveitamento de roupa usada.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados