Açoriano Oriental
Primeiro estúdio virtual da RTP Açores em funcionamento na Terceira na próxima semana
O presidente da RTP, Gonçalo Reis, disse hoje à Lusa que o primeiro estúdio virtual da RTP Açores entra em funcionamento na próxima semana na ilha Terceira, o que representa "a concretização" do projeto traçado para região autónoma.
Primeiro estúdio virtual da RTP Açores em funcionamento na Terceira na próxima semana

Autor: Lusa/AO Online

Gonçalo Reis, que está hoje nos Açores, visitou as novas instalações da RTP Açores na Praia da Vitória, ilha Terceira.

As novas instalações na Praia da Vitória (anteriormente estavam em Angra do Heroísmo) incluem "um novo estúdio de informação, uma nova régie e um novo estúdio virtual, o primeiro dos Açores", afirmou o presidente do Conselho de Administração da RTP.

"A partir da próxima semana entram em funcionamento", acrescentou o gestor.

"O nosso plano é ter três estúdios virtuais em cada ilha" onde a RTP tem instalações, disse.

Além da Terceira, as instalações da RTP Açores estão em São Miguel e no Faial. A RTP tem correspondentes em todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores.

As novas instalações na Praia da Vitória resultam de um acordo "de cedência a longo prazo" entre a RTP e a autarquia local, adiantou.

Tudo isto "prova que o programa que apresentámos [para a região há um ano] está a ser concretizado. A concretização é real", sublinhou Gonçalo Reis, acrescentando que "demonstra o compromisso" que a RTP tem com os Açores.

"Queremos uma RTP forte a todos os níveis: nacional, internacional e regional", acrescentou, destacando o "papel estrutural" dos Açores.

O presidente do Conselho de Administração disse esperar que com esta aposta naquela região autónoma, quer em termos de instalações, como também de tecnologia e formação, se assista a um aumento da produção local de conteúdos.

Em Ponta Delgada (São Miguel), a ida da televisão para as instalações da rádio vai acontecer "no primeiro semestre de 2017", adiantou.

Nas restantes ilhas, a rádio e a televisão já estão juntas, à semelhança do que acontece em Lisboa e no Porto.

Ponta Delgada também vai receber um núcleo museológico da RTP.

O programa global de investimentos para os Açores é de 2,5 milhões de euros, dividido em três fases: infraestruturas (novas instalações, tecnologia (equipamento audiovisual) e desenvolvimento de competências e formação.

A RTP conta com mais de 200 pessoas nos centros regionais dos Açores e da Madeira.

Só nos Açores, a estação pública conta com 120 pessoas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados