Açoriano Oriental
Presidente do Governo dos Açores reúne-se hoje em Bruxelas com Durão Barroso
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, reúne-se hoje com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, pela primeira vez desde que chegou ao cargo, em novembro, para abordar diversos assuntos de interesse para o arquipélago.
Presidente do Governo dos Açores reúne-se hoje em Bruxelas com Durão Barroso

Autor: Lusa/AO Online

“Questões que se prendem desde logo com o próximo quadro comunitário de apoio, com o Posei, com a própria importância que os Açores têm no âmbito de um dos objetivos e políticas que a Comissão Europeia tem trabalhado, que é o mar”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, em POnta Delgada, antes de viajar para Bruxelas.

No encontro com Durão Barroso, em Bruxelas, Vasco Cordeiro tenciona abordar “a possibilidade que aqui, no Atlântico, os Açores têm de se afirmar como polo essencial para a concretização da política marítima” preconizada pela União Europeia.

“Este é um dos aspetos em que a União Europeia tem toda a vantagem em assumir os Açores e o arquipélago ser também sujeito desta ação na valorização do espaço marítimo e no aproveitamento do potencial que esse espaço apresenta aos mais variados níveis, não apenas na investigação científica e tecnológica, mas desde logo ao nível dos transportes”, sustentou.

A audiência de cumprimentos acontece numa altura em que o quadro plurianual 2014-2020 se encontra na fase final de preparação.

Antes de se reunir com Durão Barroso, o presidente do executivo açoriano participa, também hoje em Bruxelas, na sessão plenária do Comité das Regiões, durante a qual será analisado o fim das quotas leiteiras na UE e o programa da Comissão Europeia para combater o desemprego jovem.

Vasco Cordeiro encontrar-se-á, ainda, com o comissário europeu para a Política Regional, Johannes Hahn.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados