Açoriano Oriental
Prejuízos do mau tempo ascendem a 35 milhões de euros
Os prejuízos causados pelo mau tempo nas ilhas Terceira e São Miguel, que provocou três mortos na quinta-feira passada, ascendem a cerca de 35 milhões de euros, revelou o Governo Regional dos Açores.
Prejuízos do mau tempo ascendem a 35 milhões de euros

Autor: Lusa/AO Online

 O balanço dos prejuízos provocados pelo mau tempo que tem afetado o arquipélago foi analisado na segunda-feira à noite, durante uma reunião do executivo chefiado por Vasco Cordeiro na cidade da Horta.

Na quinta-feira, três homens morreram no Faial da Terra, concelho de Povoação, ilha de S. Miguel, vítimas de deslizamento de terras que soterrou três casas.

Na ilha Terceira, grupo Central, o mau tempo causou também um ferido sem gravidade e 30 desalojados devido ao transbordo de uma ribeira em Porto Judeu.

Em comunicado, o Governo Regional refere que analisou o levantamento dos prejuízos que incluem danos provocados em 41 habitações na freguesia de Porto Judeu e em outras quatro na freguesia do Faial da Terra.

O balanço dos prejuízos inclui os estragos causados em estradas, caminhos rurais e florestais, culturas agrícolas e estabelecimentos comerciais, nomeadamente nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Flores.

Estas ilhas foram as mais afetadas pela chuva forte que atingiram o arquipélago na semana passada, com especial incidência na quinta-feira.

O executivo liderado por Vasco Cordeiro analisou também o “apoio já em curso prestado às famílias atingidas, uma das prioridades do governo”.

O Governo regional dos Açores disponibilizou já bens essenciais, como a recuperação de habitações, apoio a desalojados pelo mau tempo e ainda processos de reposição de mobiliário e de eletrodomésticos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados