Açoriano Oriental
Portos de oito ilhas com rampas para carga rodada em maio
Todas as ilhas dos Açores, com exceção do Corvo, vão ter a partir de maio portos para transporte de carga rodada, revelou o Governo Regional, que espera que estas infraestruturas potenciem o mercado interno.
Portos de oito ilhas com rampas para carga rodada em maio

Autor: Lusa/AO Online

O anúncio foi feito pelo secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, durante uma visita ao porto da Praia da Graciosa, onde foi recentemente concluída a construção de uma “rampa ro-ro”, num investimento de cerca de 820 mil euros, infraestrutura que permitirá o transporte na ilha de “carga rodada”, ou seja, as mercadorias entram e saem nos portos dentro dos camiões, sem necessidade de serem descarregadas.

Segundo Vítor Fraga, o objetivo do Governo dos Açores foi dotar todos os portos da região “com condições de segurança e de operacionalidade, de comodidade, no transporte marítimo de passageiros e de carga rodada”.

Assim, explicou, foi projetado “um conjunto de investimentos” que dotaram todos os portos, com exceção da ilha do Corvo, “com este tipo de infraestrutura”, que deverão estar operacionais a partir de 02 de maio, quando arranca a operação deste ano de transporte marítimo entre ilhas, assegurada pela empresa pública Atlanticoline.

Todos os restantes portos estão já dotados desta rampa, disse o secretário regional dos Transportes, ressalvando que a infraestrutura está em fase de conclusão em S. Roque do Pico, prevendo-se que também possa ser utilizada na operação de transporte marítimo regional deste ano.

Os benefícios destas rampas para a população são a “comodidade” e o “transporte de carga rodada com pesos superiores àqueles que estavam anteriormente possibilitados”.

“Vai permitir também que, no futuro, quando tivermos obrigações de serviço público ao nível de tráfego marítimo de passageiros e de carga rodada, se possa ter um conjunto de serviços e de mobilidade inter-ilhas distinto, potenciando aqui claramente o desenvolvimento do mercado interno”, acrescentou.

Na semana passada, Vítor Fraga afirmou que o processo de elaboração das obrigações de serviço público do transporte marítimo no arquipélago vai estar concluído no final deste ano.

No mesmo dia, lembrou que, enquadrado na nova estratégia do Governo dos Açores para o transporte marítimo, estão em construção para servir o transporte de passageiros e carga rodada no grupo central do arquipélago dois navios com cerca de 40 metros, que estarão operacionais em 2014.

O Governo dos Açores termina hoje uma visita à Graciosa, cumprindo assim o Estatuto Político-Administrativo da região, que obriga o Executivo Regional a ir a todas as ilhas, pelo menos, uma vez por ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados