Açoriano Oriental
Pomares comunitários nos Ginetes fornecem as escolas
Várias freguesias da ilha de São Miguel aderem à atividade de hortas e pomares comunitários para ajudar os carenciados
Carregando o video...

Autor: Pedro Nunes Lagarto/Sara Rocha
Na ilha de São Miguel há uma atividade cada vez mais em expansão, as hortas comunitárias, que nos casos das freguesias  da Maia (Ribeira Grande)  e  Cabouco (Lagoa) estão já em progresso, enquanto que nos Arrifes, Livramento e São Roque (Ponta Delgada) permanecem no papel devendo arrancar este ano.

Mas, há  ainda um projeto de cariz social, constituído por vários pomares comunitários, na freguesia do Ginetes e no lugar da Várzea, que até à data é o único do género. 

 

Começamos então por este caso inédito na ilha - os pomares  comunitários na freguesia dos Ginetes e no lugar da Várzea.

 

Estes pomares situam-se nos jardins públicos da freguesia, bem como nas escolas (ver fotografia principal).

 

Segundo  o  presidente da junta de freguesia dos Ginetes, João Paulo Medeiros, “este projeto dos pomares comunitários teve  inicio em 2010, por altura da estação do outono, quando a junta estava a proceder à renovação dos jardins públicos da freguesia”.

 

A iniciativa acabou por se distinguir das denominadas hortas comunitárias pois, segundo o presidente da junta de freguesia, “o principal intuito ao criar estes pomares foi o de servir as escolas da freguesia com fruta plantada por nós, bem como mostrar às crianças que é preciso plantar, esperar para que estas cresçam e só com trabalho é possível colher o fruto que vem da terra”, disse.

 

“Porque para muitos miúdos os bens alimentares veem das superfícies comerciais, e queremos mostrar que as coisas não se processam desta forma”, acrescentou.

 

João Paulo Medeiros explica que agora a junta de freguesia irá colaborar  na criação de uma horta comunitária, num terreno baldio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “com o intuito de ajudar as famílias carenciadas e desempregadas que precisam de um rendimento extra e ainda de incentivar o sentimento de solidariedade, de partilha e união que se perdeu nas comunidades”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados