Açoriano Oriental
Parquímetros gratuitos nos sábados de dezembro em Ponta Delgada
O estacionamento em parquímetros nas vias do centro histórico de Ponta Delgada, vai ser gratuito nos sábados de dezembro e nos dias 22 e 23, uma medida da Câmara Municipal para estimular o comércio tradicional.
Parquímetros gratuitos nos sábados de dezembro em Ponta Delgada

Autor: Lusa/AO Online

 

“É uma estratégia que este ano é reforçada. [O estacionamento gratuito] ocorre a 03, 10, 17 e 24 de dezembro e acrescentamos os dias 22 e 23”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, acrescentando que em causa está “mais um incentivo indireto que o município dá ao comércio tradicional”.

A semana passada, a Associação de Comerciantes do Centro Histórico de Ponta Delgada defendeu que deveria ser a autarquia a explorar o estacionamento na cidade, para reduzir de imediato o tarifário dos parquímetros e atrair mais clientes.

José Manuel Bolieiro, que falava aos jornalistas após a reunião de Câmara, adiantou que o município está em negociações com a empresa concessionária do estacionamento tarifado no centro histórico, mas estimou que a isenção do pagamento naqueles dias vai representar um custo de cerca de dez mil euros para a autarquia.

“Temos um centro histórico animado e, em nome do município, temos feito um grande esforço, compatibilizando com as reivindicações [dos comerciantes], que consideramos justas, e por termos capacidade económica e financeira para apoiar”, considerou o autarca social-democrata.

Para a oposição, o estacionamento na cidade “tem de ser pensado de forma estratégica e não de forma pontual, como tem acontecido”.

“Se fosse feito de forma estratégica, quando este ano foi revisto o contrato com a empresa [concessionária dos parquímetros], esta condição já lá estaria. Não pode ser feito de forma casual”, defendeu a vereadora Sónia Nicolau, do PS, alegando que “a acessibilidade ao centro de Ponta Delgada não melhora apenas com [estacionamento gratuito] quatro sábados e dois dias úteis”.

Aos sábados, o estacionamento nas vias do centro histórico de Ponta Delgada é pago entre as 08:00 e as 13:00.

Segundo um documento do município de abril último, existem “cerca de 3.500 lugares de estacionamento gratuito, 1.700 dos quais no centro urbano de Ponta Delgada”.

“O estacionamento gratuito é complementado com 2.140 lugares” tarifados, distribuídos “pelas vias do centro histórico e nos parques de estacionamento de São João, Mercado da Graça, avenida Infante D. Henrique e Castilho”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados