Açoriano Oriental
Parque Natural monitoriza "nascimento" de nova fajã no Corvo
A evolução da derrocada ocorrida no final de outubro na costa noroeste do Corvo está a ser seguida pelo Parque Natural desta ilha, onde o processo natural que transformou os ilhéus iniciais em península continua a avançar e, aparentemente, irá resultar numa pequena fajã com lagoa.
Parque Natural monitoriza "nascimento" de nova fajã no Corvo

Autor: Ana Carvalho Melo

“Depois da formação de uns ilhéus, as cerca de 150 mil toneladas de material geológico formaram uma península devido ao transporte de material. Posteriormente, a estrutura evoluiu para uma forma mais arqueada, semelhante a uma ferradura, sendo que o arco externo parece estar a evoluir em direção a terra”, salientou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos em nota divulgada pelo GACS.

Este progresso, acrescentou Frederico Cardigos, é “de certa forma inesperado” e “parece tender para a acumulação de material junto a terra, formando uma pequena fajã".

Nesse sentido,  "o movimento do arco externo, que já forma uma baía aguda, aparenta vir a poder delimitar no futuro uma lagoa”.

 
O diretor regional dos Assuntos do Mar alertou que ainda “é cedo para afirmar perentoriamente o que irá suceder de seguida”, mas admitiu que “a evolução parece ser consentânea com o aparecimento de uma paisagem parecida com locais como a Fajã dos Cúbres ou de Santo Cristo (na ilha de S. Jorge), embora com uma dimensão bastante menor.”

O Parque Natural da Ilha do Corvo, aproveitando as condições meteorológicas favoráveis ocorridas no final da semana passada, promoveu também uma intensa atividade ambiental, que incluiu a plantação de espécies endémicas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados