Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Reportagem


image

o dia 20 de março de 2023, decorreu a tão esperada sessão regional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), com o objetivo principal de debater a opinião dos jovens açorianos sobre o tema da saúde mental.

SESSÃO REGIONAL

Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?

A sessão começou às 9 horas com a cerimónia de abertura presidida por sua excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Dr. Luís Garcia, que depois de saudar os presentes e manifestar o seu agrado por este tipo de iniciativa, cedeu o seu lugar ao presidente de mesa por um dia, o aluno João Róias, da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, que apresentou a ordem de trabalhos da sessão e deu início aos mesmos.

Os convidados para esta sessão foram o Diretor Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Dr. Rui Espínola, o deputado da Assembleia da República, Dr. Rui Tavares, e os deputados da ALRAA, Dra. Célia Pereira do Partido Socialista e Dr. Nuno Barata da Iniciativa Liberal. Depois da intervenção dos convidados, a sessão prosseguiu com perguntas dos deputados eleitos por um dia aos convidados, com o tempo limite de 5 minutos por escola.  As perguntas mais frequentes estiveram relacionadas com o papel e a capacidade de intervenção do Governo na resolução deste problema. Terminado este período, o Presidente da Mesa deu continuidade à sessão com a apresentação dos projetos de recomendação propostos por cada escola, com o tempo definido de 6 minutos para apresentação de cada um. Entretanto, decorreu numa sala em paralelo ao plenário uma conferência de imprensa com os jornalistas e os convidados já referidos. Após as conferências de imprensa, os jornalistas foram conduzidos até às cabines, onde continuaram a assistir à sessão até ao final dos trabalhos da parte da manhã, aos quais se seguiu a interrupção para almoço.

Da parte da tarde, depois de tirada a foto de grupo a sessão prosseguiu consoante o previsto na agenda. Assim, os grupos de trabalho foram distribuídos por diferentes espaços para deliberarem sobre os projetos de recomendação atribuídos a cada grupo e consequentemente apresentarem as conclusões desse trabalho efetuado no plenário. Simultaneamente, os jornalistas realizaram uma visita guiada ao edifício da ALRAA e aos espaços envolventes.

Para a 3.ª Fase, na Sessão Nacional na Assembleia da República, foram apurados o Projeto de Recomendação mais votado, que foi apresentado pela Escola Básica 1,2,3/JI dos Biscoitos; os deputados eleitos foram os candidatos da Escola Secundária Domingos Rebelo, da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes e da Escola Básica 2, 3/S Lajes do Pico e como porta-voz foi eleito um dos deputados da Escola Secundária Domingos Rebelo. Para encerrar todo o processo, para o próximo ano letivo foi proposto pela Escola Básica 2,3 da Maia o tema “Distúrbios alimentares nos adolescentes”.

Concluindo, a opinião geral dos participantes foi de satisfação pela participação, envolvimento e laços criados que esta experiência proporcionou, tal como afirmaram os deputados da Escola Básica 1,2,3 /JI das Furnas que destacaram a “importância para os jovens conhecerem mais sobre a política em geral e o funcionamento desta instituição em particular, pois percebemos que os jovens são escutados e isso deve ser mostrado à sociedade.”

Depois de questionados, alguns deputados presentes concordaram que repetiriam a experiência e havendo possibilidade dariam continuidade aos trabalhos.

 

 

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados