Açoriano Oriental
Parlamento dos Açores recomenda ao Governo Regional criação de museu do Corvo
O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade uma iniciativa que pede a criação do museu do Corvo, a única das nove ilhas do arquipélago que não tem um projeto museológico.
Parlamento dos Açores recomenda ao Governo Regional criação de museu do Corvo

Autor: Lusa/AO Online

A iniciativa chegou ao plenário da Assembleia Legislativa dos Açores através do deputado do PPM, Paulo Estêvão, que na apresentação da resolução com esta recomendação ao Governo Regional destacou que só com a concretização do projeto museológico do Corvo ficará completa a Rede Regional dos Museus dos Açores.

Paulo Estêvão destacou que, apesar de estar em causa uma ilha pequena, é importante preservar a herança cultural do Corvo, até porque a história dos Açores “nunca ficará completa” sem a “proteção do património cultural de todas as ilhas”, as quais têm “identidades muito fortes”.

No debate da proposta, o secretário regional com a tutela da Cultura, Luiz Fagundes Duarte, disse que esta pretensão do PPM é “justa” e “exequível” e que o projeto do museu para o Corvo já consta do Plano e Orçamento dos Açores para este ano.

Assim, acrescentou, “felizmente”, esta recomendação ao Governo Regional hoje aprovada por todos os deputados do parlamento açoriano “não tem novidade alguma” e o Corvo “terá o seu museu, como as outras ilhas”, mas “à sua medida” e tendo em atenção as suas características.

Durante o debate da proposta do PPM, o deputado do PSD José Andrade aproveitou para perguntar a Fagundes Duarte qual a razão de o Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, continuar fechado após mais de seis anos encerrado e depois de o Governo Regional ter dito que abriria em março passado.

O secretário regional da Educação respondeu que deu indicação para a reabertura imediata do museu e que isso está pendente de pequenas obras de manutenção, como pinturas, que serão concluídas em breve, assim que o Plano e Orçamento regionais de 2013 estiver em execução.

Segundo Fagundes Duarte, o pessoal do museu já está a reorganizar a coleção e à medida que as salas ficarem disponíveis irão sendo abertas ao público.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados