Açoriano Oriental
Operador finlandês começa a operar nos Açores em abril
A secretária regional da Economia, Luísa Schanderl, revelou hoje à Lusa que um novo operador turístico finlandês começará a operar nos Açores a partir de abril, o que permitirá reforçar o número de turistas estrangeiros na região em 2013
Operador finlandês começa a operar nos Açores em abril

Autor: Lusa/AO online

"Um operador finlandês já está disponível para fazer 21 rotações a partir de abril", afirmou Luísa Schanderl, acrescentando que também está previsto para 2013 "um reforço do número de rotações de um operador belga".

A informação revelada pela secretária regional da Economia surge depois de, em maio, terem sido canceladas operações que deveriam trazer aos Açores vários milhares de visitantes da Noruega, da Finlândia e da Polónia, alegadamente devido a dificuldades financeiras das operadoras e à redução da procura.

Para a secretária regional da Economia, que não avançou uma estimativa do número de turistas que poderão chegar aos Açores com os novos operadores, este reforço da aposta em mercados estrangeiros é essencial, dado a retração verificada ao nível do turismo interno.

“O mercado nacional este ano teve uma forte quebra nos Açores, penalizando imenso a indústria hoteleira e da restauração e acredito que para o ano ainda vai ser pior devido às medidas de auteridade”, afirmou.

Luísa Schanderl, apesar de não conseguir quantificar o impacto das novas medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro no setor do turismo nos Açores, afirmou estar “muito preocupada” com o futuro, já que “vai haver maior retração, menor poder de compra, mais falências e mais desemprego”.

A secretária regional da Economia insistiu, por isso, na necessidade de a região apostar nos mercados internacionais, nomeadamente na Alemanha, EUA e Canadá, salientando que “essa estratégia está a ser desenvolvida há quatro ou cinco anos, por antever o que se iria passar em Portugal”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados