Açoriano Oriental
Obrigações de serviço público do transporte marítimo dos Açores concluídas no final de 2013
O secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores revelou que o processo de elaboração das obrigações de serviço público do transporte marítimo no arquipélago vai estar concluído no final deste ano.
Obrigações de serviço público do transporte marítimo dos Açores concluídas no final de 2013

Autor: Lusa/AO Online

“As obrigações de serviço público estão a ser elaboradas e a nossa expetativa é que as tenhamos concluídas até final do ano”, declarou Victor Fraga, que falava aos jornalistas no final de uma audiência na comissão de Economia do Parlamento dos Açores.

O titular da pasta do Turismo e dos Transportes do Governo dos Açores revelou que não poderá deixar de estar contemplado naquelas obrigações a “regularidade do serviço” prestado em todas as ilhas, “adaptando-se” a oferta à procura.

“Queremos utilizar também o transporte marítimo de passageiros e de carga rodada como elemento potenciador e dinamizador das economias de cada uma das ilhas”, frisou.

Vítor Fraga apontou que vão participar “todos os parceiros”, em todas as ilhas, que tenham intervenção direta e indireta no processo da definição das obrigações do serviço público de transporte marítimo, como as entidades privadas e as que representam as economias locais.

Enquadrado na nova estratégia do Governo dos Açores para o transporte marítimo, Vitor Fraga lembrou que estão em construção para servir o transporte de passageiros e carga rodada no grupo central do arquipélago dois navios com cerca de 40 metros, que estarão operacionais em 2014.

O secretário regional manifestou-se em sede da comissão parlamentar da Economia da Assembleia Legislativa Regional dos Açores contra um projeto de resolução do deputado comunista Aníbal Pires que previa a afetação de um navio para o transporte marítimo entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental).

No projeto de resolução do deputado Aníbal Pires recomenda-se ao Executivo dos Açores que “desenvolva as iniciativas necessárias” visando a aquisição de um navio com capacidade de transporte de passageiros, veículo e carga por forma a estabelecer uma ligação marítima regular, anual, entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

“O que nós entendemos é que o transporte marítimo deve ser encarado numa perspetiva global da região e não com medidas avulsas e pontuais”, especificou Vítor Fraga.

O governante acentuou que as obrigações de serviço público que se pretende implementar são para “todas as ilhas dos Açores”, entre as quais Santa Maria, no âmbito de uma oferta global.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados