Açoriano Oriental
Obras no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, arrancam em outubro
As obras no núcleo sede do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, arrancam em outubro, com um prazo de execução de 60 dias, anunciou hoje o secretário regional da Cultura dos Açores, Luiz Fagundes Duarte.
Obras no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, arrancam em outubro

Autor: Lusa/AO Online

O governante falava numa audiência na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores, inquirido pelo deputado do PSD José Andrade, que criticou o encerramento do núcleo sede do museu mais antigo dos Açores há sete anos.

Segundo José Andrade, o antigo convento de Santo André foi encerrado em 2006 para obras de ampliação e requalificação, que entretanto foram canceladas.

Luiz Fagundes Duarte, que é responsável pela tutela da Cultura há menos de um ano, disse discordar da ampliação do edifício, considerando que é, no entanto, necessário recuperá-lo, porque se degradou durante o tempo em que esteve encerrado.

Segundo o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, foram detetadas outras "fragilidades" no edifício, como a necessidade de recuperar a instalação elétrica, mas a obra avançará em outubro, com um orçamento de 52 mil euros e um prazo de execução de 60 dias.

Questionado pela demora do processo pelo deputado José Andrade, o governante salientou que o projeto anterior foi devolvido duas vezes pelo Tribunal de Contas.

José Andrade lamentou o dinheiro gasto numa obra que não se chegou a realizar, mas Luiz Fagundes Duarte disse que foram pagos apenas 100 mil euros de prémios aos arquitetos, não tendo sido pagas indemnizações.

O secretário regional salientou ainda que a requalificação do edifício não vai obrigar à contratação de funcionários para o museu, acrescentando, no entanto, que poderão recorrer a um programa de voluntariado.

Aníbal Pires, do PCP, considerou que o "longo" encerramento do núcleo sede do Museu Carlos Machado "envergonha a região", enquanto Paulo Estêvão (PPM) e Graça Silveira (CDS-PP) criticaram a calendarização das obras e o atraso na identificação de algumas necessidades.

Por sua vez, Renata Correia Botelho, do PS, salientou que ninguém está contente com o encerramento do edifício, mas lembrou que o Museu Carlos Machado tem outros núcleos abertos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados