Açoriano Oriental
Museu da Horta promove percurso interpretativo pela arqueologia do Porto da Horta

A Direção Regional da Cultura, através do Museu da Horta, promove no dia 20 de agosto, pelas 17h00, a realização da 3.ª edição de “Verão Azul”, um circuito interpretativo subordinado ao tema “Debaixo do Mar - Arqueologia de um Porto Atlântico”, orientado por José Bettencourt.

Museu da Horta promove percurso interpretativo pela arqueologia do Porto da Horta

Autor: AO Online/ GA

A visita guiada terá início na Marina da Horta, junto à rosa dos ventos, com duração de uma hora.

Recorda-se que a iniciativa evoca a famosa série espanhola produzida nos anos 80 do século XX, que tinha como alvo o público infantojuvenil, que procurará, numa periodicidade quinzenal, convocar residentes e visitantes para passeios pelo património cultural da cidade, ao final da tarde ou mesmo pela noite dentro, reconvertendo simbolicamente a cidade no museu.

José Bettencourt é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa e Investigador do CHAM (Centro de Humanidades, FCSH/NOVA|UAç).

O professor e investigador, e também autor de mais meia centena de publicações, sobretudo sobre arqueologia marítima e subaquática, é atualmente membro da equipa da Cátedra da UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” e responsável por vários trabalhos de arqueologia desenvolvidos pelo CHAM nos Açores, no continente português em Cabo Verde.

Entre 2008 e 2013, dirigiu os trabalhos de arqueologia de minimização efetuados na Horta, durante a construção do novo terminal portuário.

Os seus temas de investigação dizem respeito, sobretudo, aos navios, portos e navegação no Atlântico de época moderna, tendo interesse também pela gestão e difusão do património cultural subaquático.

Os interessados poderão fazer a sua inscrição até ao dia 19 agosto, através do número de telefone 292 392784 ou do email servicoeducativomh@azores.gov.pt.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.