Açoriano Oriental
Mais de 100 grupos fazem dos Açores a região com mais bandas
Com 102 filarmónicas, os Açores são a região com mais bandas, que mantêm viva uma tradição que remonta ao século XIX e que, com as suas escolas de música, desempenham uma função cultural e social de importância unanimemente reconhecida.
Mais de 100 grupos fazem dos Açores a região com mais bandas

Autor: Lusa/AO online

Nas nove ilhas dos Açores, onde vivem 246.102 pessoas (Censos de 2011), há 102 filarmónicas, segundo dados da Direção Regional da Cultura fornecidos à agência Lusa, o que significa que, pelo menos em termos per capita, esta é a região do país com mais bandas.

"A sua distribuição pelo arquipélago é proporcional à densidade da população", revela o mesmo organismo do Governo Regional dos Açores, que refere que há, porém, uma exceção, a Graciosa, que, "apesar da sua pequena dimensão" (4.393 habitantes), tem quatro filarmónicas.

Assim, há uma filarmónica nas Flores, Corvo e Santa Maria, quatro na Graciosa, sete no Faial, 14 em São Jorge, 25 na Terceira e 36 em São Miguel, com uma média de 40 elementos, na sua maioria jovens.

Cada filarmónica açoriana possui uma escola de música, que “engloba duas valências principais": a iniciação musical aos seus alunos e a formação a nível superior destinada aos executantes já incorporados na filarmónica, segundo a Direção Regional da Cultura, que acrescenta que, "ao abrigo da legislação que regulamenta a educação extraescolar", os cursos ministrados nestas escolas só podem funcionar com um mínimo de 10 a 15 formandos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados