Açoriano Oriental
Lula da Silva recebe hoje título de doutor honoris causa em Salamanca antes de viajar para Lisboa
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe esta quarta-feira o título de doutor honoris causa concedido pela universidade de Salamanca, antes de viajar para Lisboa onde participa nas cerimónias do 25 de Abril.
Lula da Silva recebe hoje título de doutor honoris causa em Salamanca antes de viajar para Lisboa

Autor: Lusa/AO Online

 

A instituição universitária, uma das mais antigas do mundo, já concedeu a mesma distinção ao Nobel da Literatura José Saramago, ao economista do Bangladesh e Nobel da Paz, Muhammad Yunus ou ao ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

Na cerimónia, com início previsto para as 12:00 locais (13:00 em Lisboa), será seu padrinho o catedrático e ex-diretor do Centro de estudos brasileiros, Gonzalo Gómez Dacal, após a distinção ter sido aprovada pelo Claustro de Doutores da universidade de Salamanca na sessão de 6 de abril de 2011.

De acordo com a deliberação da universidade, Lula recebe a homenagem “pelo impacto que teve a política educativa do seu Governo tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”.

De acordo com o ‘site’ da universidade na internet, o ato, presidido pelo reitor Daniel Hernandéz Ruipérez, contará com a presença, entre outros convidados, do presidente da região de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, dos embaixadores do Brasil, Uruguai, Venezuela e Cuba, para além de representantes do mundo empresarial, incluindo os presidentes da Iberdrola, da Telefonica e o diretor-geral de comunicação do Banco Santander.

O ex-presidente brasileiro segue para Portugal ainda hoje, e para quinta-feira tem agendadas reuniões em Lisboa com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Já na sexta-feira, quando se cumprem os 40 anos do 25 de Abril de 1974, e antes de regressar a São Paulo, Lula da Silva vai intervir numa conferência no Museu do Oriente, em Lisboa, sob o tema “O 25 de Abril visto de fora”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados