Açoriano Oriental
Luiz Fagundes Duarte quer introduzir o latim e o grego nas escolas
O novo secretário regional da Educação e Formação dos Açores, Luiz Fagundes Duarte, anunciou esta quarta-feira a intenção de introduzir as disciplinas de latim e grego clássico nas escolas, a título de opção.
Luiz Fagundes Duarte quer introduzir o latim e o grego nas escolas

Autor: Lusa/AO online

O governante, que falava na apresentação do programa do Governo para os próximos quatro anos, que está em discussão no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, entende que é necessário "reforçar a componente humanística" dos alunos.

"Será incentivada a reintrodução gradual, e de acordo com as disponibilidades de docentes e com os projetos pedagógicos das escolas, da disciplina de Latim e mesmo do Grego clássico, em regime de opção", sublinhou.

O novo titular da pasta da Educação promete também reduzir a carga burocrática nas escolas, de forma que os professores exerçam as funções "que lhes competem", ou seja, ensinar e avaliar os alunos.

"Poremos de imediato em execução um conjunto de medidas no sentido de aliviar, ao máximo, os professores e educadores da enorme carga burocrática que os assoberba", garantiu o governante, acrescentando que pretende também dotar os estabelecimentos de ensino de mecanismos de gestão que atribua a "necessária autoridade" aos docentes.

Luiz Fagundes Duarte prometeu ainda rever os modelos de avaliação das escolas e dos professores, no sentido de simplificá-los, introduzindo critérios como a "especificidade de cada escola" ou o seu "contexto sócio cultural e económico".

"Para que tudo isto seja possível, é necessário que tenhamos um corpo docente estável e empenhado", frisou o novo titular da pasta da Educação nas ilhas, que pretende manter os concursos quadrienais de docentes, apesar das críticas dos professores.

Na área da Cultura, que está também sob a alçada de Luiz Fagundes Duarte, o governante disse que irá resolver "de imediato", os problemas que levaram ao encerramento provisório do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, ou o Museu das Flores, em Santa Cruz.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados