Açoriano Oriental
Lixeiras das Flores seladas definitivamente num "curto espaço de tempo"
As lixeiras das Flores serão seladas definitivamente num "curto espaço de tempo", assegurou o vice-presidente do governo açoriano, acrescentando que serão usados fundos comunitários do orçamento europeu para 2014-2020 com esse fim.
Lixeiras das Flores seladas definitivamente num "curto espaço de tempo"

Autor: Lusa/AO Online

 

O Governo Regional assinou hoje um contrato com a Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores que prevê uma comparticipação de 800 mil euros para o equipamento definitivo do centro de tratamento de resíduos e de valorização orgânica por compostagem da ilha das Flores.

O investimento total é de 1,2 milhões de euros, segundo o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, que destacou que ficará assim concluído um “vasto projeto que visa e visou”, num esforço conjunto do executivo e dos municípios das Flores, “erradicar definitivamente algo que punha em causa a qualidade ambiental desta ilha, a existência de lixeiras a céu aberto”, que eram também “incompatíveis” com classificação de reserva da biosfera pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Ciência.

Sérgio Ávila sublinhou que as Flores têm agora as “condições necessárias para, num curto espaço de tempo, proceder à selagem definitiva das lixeiras que existiam nos dois concelhos da ilha e que já não estão em funcionamento”.

Essa selagem definitiva obriga a um investimento superior a 1,1 milhões de euros e serão usados fundos comunitários do orçamento plurianual europeu para 2014-2020 com esse objetivo, acrescentou.

Sérgio Ávila referiu que o Plano Integrado de Gestão de Resíduos dos Açores, que está a ser aplicado seguindo a calendarização inicialmente estipulada, “é estratégico” e “permitirá que nas nove ilhas” da região haja um “conjunto de infraestruturas “ para responderem a dois objetivos: um ambiental, traduzido na recolha e tratamento de resíduos, e outro económico, relacionado com a valorização dos resíduos, através da sua transformação em composto orgânico.

O Plano Integrado de Gestão de Resíduos, acrescentou, prevê um investimento global superior a 100 milhões de euros.

Sérgio Ávila aproveitou a ocasião para recordar dados recentes da Sociedade Ponto Verde que, afirmou, revelam que as Flores e a Graciosa são das regiões do país com “maiores taxas de capacidade de reciclagem dos seus resíduos”.

O Governo dos Açores terminou hoje uma visita às Flores e inicia outra ao corvo na quinta-feira, para cumprir o Estatuto Político-Administrativo da região, que obriga o executivo a visitar todas as ilhas pelo menos uma vez por ano.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados