Líderes do PS e do PSD encontram-se pela primeira vez em campanha


 

Lusa / AO online   Regional   5 de Out de 2016, 11:37

Os líderes regionais do PS e do PSD, que disputam a presidência do Governo dos Açores, encontram-se hoje pela primeira vez em campanha ao viajarem no mesmo avião que os transportará de Santa Maria para São Miguel.

 

De acordo com as agendas de campanha das comitivas de Vasco Cordeiro (PS) e de Duarte Freitas (PSD), ambos os candidatos dos principais partidos dos Açores deverão viajar no mesmo voo com partida da ilha de Santa Maria às 19:40 locais (mais uma hora em Lisboa) e tendo como destino a ilha de São Miguel.

O líder do PS/Açores começa o quarto dia de campanha eleitoral com uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, segue depois para uma exploração agrícola na Ribeira Seca e almoça com jovens e com operadores turísticos.

Em Santa Maria, Vasco Cordeiro visita ainda as instalações da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

À noite, realiza um comício na vila de Rabo de Peixe, já na ilha de São Miguel.

O líder do PSD/Açores estará de manhã no Clube Naval de Vila do Porto, em Santa Maria, e às 15:00 tem uma ação de campanha no bairro da Brasília, na zona do aeroporto, após o que regressa a São Miguel, não tendo mais iniciativas previstas.

Na ilha Graciosa está hoje o candidato do CDS pelo círculo da ilha Terceira e líder regional do partido, Artur Lima, que efetuará uma ação de campanha com os candidatos locais do partido, estando acompanhados pelo porta-voz e deputado do CDS, João Almeida.

A comitiva do BE, liderada pela candidata Zuraida Soares, faz hoje a viagem de barco entre a Madalena, na ilha do Pico, e a Horta, na ilha do Faial, para chamar a atenção para a questão dos transportes no arquipélago.

No Corvo, a mais pequena ilha dos Açores, está a CDU em ações de rua com o cabeça de lista pelo círculo de São Miguel, Aníbal Pires.

A comitiva da CDU poderá cruzar-se com a do PPM já que o líder Paulo Estevão adiou a iniciativa de terça-feira para hoje e vai fazer o percurso do roteiro cultural de Carlos Nascimento, o corvino que foi editor do poeta chileno Pablo Neruda.

Para a votação de dia 16 estão inscritos 228.160 eleitores que vão escolher os 57 deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para os próximos quatro anos.

De acordo com os resultados das eleições, o Representante da República nomeia depois o presidente do Governo Regional que, por sua vez, propõe os membros do executivo.

Treze forças políticas apresentam-se a votos, mas nem todas concorrem nos dez círculos eleitorais. Apenas aos círculos de São Miguel, que elege 20 deputados, e de compensação, que elege cinco, concorrem todas.

Nas últimas eleições regionais, realizadas a 14 de outubro de 2012, o PS venceu com maioria absoluta e elegeu 31 deputados, seguido de PSD com 20 mandatos e do CDS-PP com três. BE, CDU e PPM elegeram um parlamentar cada.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.