Açoriano Oriental
Liberalização de ligações aéreas entre Açores e continente em vigor a 29 de março
A liberalização das ligações aéreas entre duas ilhas dos Açores e o continente entra em vigor a 29 de março, segundo informação publicada hoje no Jornal Oficial da União Europeia.
Liberalização de ligações aéreas entre Açores e continente em vigor a 29 de março

Autor: Lusa/AO Online

A revogação das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel e Terceira e o continente (Lisboa e Porto) foram hoje publicadas no Jornal Oficial da União Europeia, depois de terem sido enviadas para Bruxelas pelo Governo português, para autorização e publicação pela Comissão.

A liberalização destas rotas resulta de um acordo entre o Governo da República e o executivo regional dos Açores, fechado em novembro passado.

Segundo a informação publicada hoje pela Comissão Europeia, e tal como os dois governos acordaram, mantêm-se obrigações de serviço público nos restantes aeroportos açorianos com voos de e para o continente, ou seja, Santa Maria, Faial e Pico.

Nas rotas que ligam São Miguel e a Terceira ao continente haverá, porém, obrigações de serviço público no que toca ao transporte de carga e correio, as quais entram em vigor a 01 de julho.

A liberalização de ligações aéreas entre os Açores e o continente vai permitir a entrada das chamadas 'low cost' (companhias de baixo custo) na região autónoma.

Atualmente, só a TAP e a SATA (as transportadoras aéreas nacional e açoriana, respetivamente) voam para os Açores.

A easyJet e a Ryanair já anunciaram que vão voar para São Miguel (Ponta Delgada).

A SATA, por seu turno, revelou que vai continuar a voar para São Miguel e aumentar as ligações que faz entre a Terceira e Lisboa.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados