Lançada nos Açores NAU XXI, uma revista nacional dedicada ao mar


 

Lusa/AO Online   Regional   18 de Jun de 2013, 08:52

Chama-se Nau XXI, foi criada nos Açores e é apresentada como uma revista nacional inteiramente dedicada aos assuntos do mar, na sua vertente económica, política, lúdica e até desportiva.

"Não se trata de uma revista científica", esclareceu Ricardo Serrão Santos, pró-reitor da Universidade dos Açores e diretor desta nova publicação mensal, durante uma conferência de imprensa realizada hoje na cidade da Horta, ilha do Faial.

Segundo explicou, esta revista é um projeto comercial, destina-se ao "grande público" e pretende mostrar a Portugal que "o mar é o caminho" para o futuro, procurando "mobilizar a sociedade no otimismo".

Com 146 páginas e um grafismo apelativo, esta nova publicação mensal assume-se como uma "revista alegre e bem-disposta", que pretende publicar entrevistas, reportagens, ensaios e crónicas, com recurso ao "jornalismo independente e atual", sobre todos os temas ligados ao mar.

"Num momento em que o mar é apresentado como um desígnio nacional, a Nau XXI quer ajudar a entender como é que esse discurso tem aplicação prática", sublinha a editora Sigma, responsável por esta publicação.

A primeira edição, já disponível nas bancas, pelo preço unitário de 5 euros, dá destaque aos recursos existentes no vasto território marítimo do país, quase quatro milhões de quilómetros quadrados, e tenta saber como é que Portugal os pode utilizar.

"Havia um vazio nesta área a nível nacional", justificou Ricardo Serrão Santos, admitindo, no entanto, que esta publicação surge num período conturbado da económica nacional, mas que espera, ainda assim, que venha a ter sucesso.

A Nau XXI tem como diretora de redação a jornalista Isabel Lucas, que já esteve ligada à RTP, Visão, Expresso, Público e Diário de Notícias, e conta com a ajuda de mais de duas dezenas de colaboradores, colunistas e fotógrafos.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.