Açoriano Oriental
Lajes das Flores vai continuar a ser único concelho do país sem 3º ciclo do ensino básico
O concelho das Lajes das Flores, o mais ocidental da Europa, vai continuar a ser o único do país sem o terceiro ciclo do ensino básico, depois da sua criação ter sido rejeitada pela Assembleia Legislativa dos Açores.
Lajes das Flores vai continuar a ser único concelho do país sem 3º ciclo do ensino básico

Autor: Lusa/AO Online

O projeto de resolução apresentado pelo PCP para a criação do terceiro ciclo do ensino básico na Escola das Lajes das Flores recebeu os votos favoráveis do PCP, PSD, BE e PPM, mas foi rejeitado com os votos contra do PS e CDS-PP.

Aníbal Pires, do PCP, justificou a iniciativa salientando que “o número de alunos (que deveria abranger) é reduzido, mas existe”.

A necessidade de evitar a deslocação destes alunos todos os dias para a escola no vizinho concelho de Santa Cruz das Flores e a importância de contribuir para que as Lajes das Flores mantenham o seu nível de população foram outros dos argumentos apresentados.

Argumentos que não convenceram José Gabriel Eduardo, do PS, que salientou o facto de o Conselho de Ilha das Flores não se ter pronunciado a favor desta medida e de a escola ter considerado “que o reduzido número de alunos não viabiliza a abertura do terceiro ciclo”.

José Gabriel Eduardo, que foi eleito pelo círculo das Flores, frisou que atualmente estão a terminar o segundo ciclo do ensino básico apenas 16 alunos nas Lajes das Flores.

Por seu lado, Paulo Rosa, do CDS-PP, também eleito pelo círculo das Flores, apesar de reconhecer que as Lajes das Flores “são o único concelho do país que não tem terceiro ciclo do ensino básico”, defendeu que a proposta do PCP “não tem validade pedagógica”.

A secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, considerou que “não há viabilidade, nem interesse” na criação do terceiro ciclo do ensino básico nas Lajes das Flores.

“A curto e médio prazo, não se justifica”, frisou.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.