Açoriano Oriental
Iogurtes dos Açores começam a ser vendidos em Angola
Os iogurtes da marca "Yoçor", produzidos nos Açores há mais de trinta anos, vão começar a ser exportados para Angola em setembro, uma antiga ambição de uma empresa familiar que produz anualmente cinco milhões de iogurtes com leite açoriano.
Iogurtes dos Açores começam a ser vendidos em Angola

Autor: Lusa/AO online

 

“Vamos exportar todos os produtos. Aliás, será como um teste a todos os nossos produtos. Provavelmente irá acontecer um ajustamento ao longo do tempo conforme a aceitação do mercado”, afirmou Hugo Garcez, sócio-gerente da empresa Garcez & Santos, em declarações à agência Lusa.

Esta empresa familiar, que emprega 12 pessoas, produz atualmente nove iogurtes sólidos com diferentes sabores, cinco iogurtes líquidos, três tipos de iogurtes gregos e três tipos de gelatinas.

Hugo Garcez adiantou que na primeira remessa para Angola serão enviados, por avião, cerca de 500 quilos de produtos.

“Por mais que seja de avião e o custo seja muito elevado, estão dispostos a pagar por isso. É um mercado com muito poder de compra”, disse o empresário, confiante de que os seus iogurtes vão fazer sucesso em Angola, até porque o comprador angolano “gostou muito da imagem e dos produtos Yoçor”.

Hugo Garcez revelou que há já algum tempo tinha interesse em exportar para Angola, chegou mesmo a estabelecer contactos, mas o negócio nunca se tinha concretizado por se tratar de um produto perecível, com um prazo de validade de apenas 30 dias e em que o rápido transporte é essencial.

Segundo disse Hugo Garcez, caso seja preciso aumentar depois a produção anual de iogurtes para satisfazer as encomendas, a fábrica, localizada na ilha de São Miguel, “tem já capacidade para produzir até três vezes mais do que produz atualmente”.

Além dos aromas de morango, maracujá, pêssego, ananás e banana, esta empresa também produz iogurtes de mel e chá verde açoriano.

Na ilha de S. Miguel, Açores, estão localizadas as únicas fábricas e plantações de chá existentes na Europa, que produzem o chá Gorreana e o chá Porto Formoso.

O iogurte Yoçor de chá verde resulta de uma parceria com a Gorreana, a maior das duas fábricas de chá e que conta com 32 hectares de plantação e uma produção anual média superior às trinta toneladas.

Hugo Garcez adiantou, ainda, que a sua empresa tenciona avançar em 2015 com a produção iogurtes magros, para alargar a gama de produtos e ir de encontro às exigências do mercado.

“É um mercado crescente. Há cada vez mais preocupações com a saúde por parte das pessoas e nós, naturalmente, queremos explorar essa vertente”, referiu Hugo Garcez.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados