Açoriano Oriental
Investigadora apela ao estudo da história local nos Açores
A historiadora açoriana Susana Goulart Costa apelou hoje para que a nova geração de investigadores aprofunde o estudo sobre a história local, por haver
Investigadora apela ao estudo da história local nos Açores

Autor: LUSA/AOnline

“O nosso repto é que alguns membros desta geração olhassem para essa história local, porque quando fazemos este estudo mais microscópico depois podemos perceber melhor as grandes influências da história nacional e mesmo europeia”, afirmou à Lusa Susana Goulart Costa, membro da comissão científica das I Jornadas de História Local.

O evento, que decorre hoje no Teatro Lagoense, nos Açores, é uma organização conjunta do Instituto Cultural Padre João José Tavares e do Centro de História de Aquém e Além-Mar, da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores.

As I Jornadas de História Local vão reunir na mais recente cidade açoriana, a Lagoa, vários investigadores e alunos de mestrado e doutoramento da Universidade dos Açores com o propósito de refletir e apresentar o resultado das respetivas pesquisas sobre várias perspetivas da história local.

“O objetivo é de facto dar uma atenção particular ao que é a micro-história, à história local, que tem muito a ver com instituições locais, com Câmaras Municipais e, portanto, são olhares muitos circunscritos àquilo que é a fonte para a história local, as biografias locais”, disse Susana Goulart Costa.

A historiadora, docente na Universidade dos Açores, referiu que, além de dados históricos sobre a Lagoa, estas primeiras jornadas pretendem ter um “olhar mais alargado”, estando previstas comunicações relativas a outros concelhos e ilhas açorianas.

“Há uma grande falta de estudos sobre os 19 concelhos que nós temos [nos Açores]. Há muito para trabalhar e existem fontes. Quando vamos aos arquivos estão lá fontes manuscritas do século XVII, XVIII, XIX. Por exemplo, no século XIX e primeira metade do século XX, muitos concelhos tinham impressão de jornais próprios”, sustentou Susana Goulart Costa.

A sessão de encerramento das I Jornadas de Histórica Local será feita pelo antigo reitor da Universidade dos Açores Avelino Meneses, que é doutorado em História.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados