Açoriano Oriental
Investigador alerta para importância da boa gestão dos recursos naturais
O investigador auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, Paulo Amaral Borges, alertou hoje, para a importância do conhecimento em prol de uma boa gestão dos recursos naturais assim como, para o facto da construção em zonas costeiras poder tornar se perigoso.
Carregando o video...

Autor: Bruna Ferreira

No âmbito do workshop subordinado ao tema “Turismo Sustentável e Erosão Costeira”, Paulo Amaral Borges referiu que  “nos açores temos praias que estão em erosão, pois este é um processo natural, mas ela só passa a ser um perigo e um risco quando nós homens, nos instalamos na faixa costeira”.

Quando questionado sobre o que deve ser feito perante o perigo de erosão, Paulo Amaral Borges afirmou  que deve se investir no conhecimento.

“É preciso investir na obtenção do conhecimento que permita nomeadamente determinar a resiliência que a capacidade que um sistema, litoral ou não, tem de voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão”.


Por sua vez, o vice-presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, apelou a uma maior cooperação entre a comunidade, as entidades públicas e privadas no que diz respeito à tomada de decisões quanto ao planeamento e ordenamento do território, lembrando que existem planos de obras particulares e públicas que são colocadas a debate público sem que haja feedback por parte dos cidadãos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados