Açoriano Oriental
Grupo de amigos quer ligar ilhas dos Açores recorrendo ao windsurf
Cinco amigos querem ligar S. Miguel e Santa Maria no final de abril recorrendo ao windsurf, numa nova etapa de um projeto iniciado em 2012 que visa unir todas as ilhas açorianas desta forma e assim promover o arquipélago.

Autor: Lusa/AO Online

“O nosso desafio foi: sonhámos o impossível, empenhámo-nos com trabalho, dedicação e espírito de sacrifício e fizemos acontecer”, afirmou Fernando Braz de Oliveira, coordenador do projeto “Sharing Azores, Connecting the World”.

Este projeto, iniciado em 2012, foi inspirado no Triatlo Peter´s Café e associa profissionais de áreas distintas, mas todos amantes do mar dos Açores e constitui “um novo desafio, nunca antes tentado”.

“Já foi feita uma primeira fase em 2012, que uniu as ilhas do grupo central. Este ano, se as condições meteorológicas forem boas, temos o período de 21 a 28 de abril para efetivar a travessia entre S. Miguel e Santa Maria”, referiu o coordenador do projeto, que conta com o apoio de uma série de entidades públicas e privadas.

Fernando Braz de Oliveira adiantou que entre os cinco participantes (dois açorianos - Gil Braz de Oliveira e Armindo Furtado e três continentais - Filipe Palma, Nuno Braz de Oliveira e Miguel Dória) há um professor de educação física, um arquiteto, um empresário, um engenheiro e um médico dentista, todos praticantes de windsurf há mais de trinta anos.

Esta “aventura marítima, que deverá demorar aproximadamente quatro horas, consoante as condições atmosféricas”, foi planeada respeitando todas as regras de segurança, contando em permanência com o auxílio no mar de dois barcos e o apoio da Capitania do Porto de Ponta Delgada, explicou.

Unir as nove ilhas dos Açores é o grande objetivo do projeto “Sharing Azores, Connecting the World”, algo que deverá ser concretizado em 2014, altura em que está previsto acontecer a terceira etapa deste sonho, com a ligação marítima das ilhas das Flores e do Corvo recorrendo, novamente, apenas às pranchas e às velas.

“Os Açores são um excelente local para praticar todas as atividades ao ar livre, quer seja em terra, com caminhadas, bicicletas, quer seja no mar, através de toda a variante de desportos náuticos”, disse Fernando Braz de Oliveira, revelando que o projeto este ano “já começou a dar frutos”, uma vez que o National Channel se quis associar ao evento, que também vai poder ser acompanhado através da rede social Facebook.

O evento será formalmente apresentado ao início da tarde de hoje em Lisboa, na Loja dos Açores, com a presença do secretário de Estado do Mar, Pinto de Abreu, e do embaixador do Turismo nos Açores, o antigo jogador de futebol português Pedro Pauleta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados