Açoriano Oriental
Governo vai criar roteiros sobre o património baleeiro
O Governo Regional dos Açores vai criar cinco roteiros sobre o património imóvel baleeiro com base num inventário de todos os sítios ligados a esta atividade no arquipélago, anunciou hoje o diretor regional da Cultura, Jorge Bruno.
Governo vai criar roteiros sobre o património baleeiro

Autor: Redação AO/LUSA

"Qualquer visitante, qualquer interessado, qualquer açoriano que queira, pode fazer um percurso ao longo da ilha e ter um contacto direto com os locais onde existiram atividades ligadas à baleação", afirmou Jorge Bruno, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de apresentação do inventário do património imóvel baleeiro, que decorreu no Centro do Mar, na Horta, Faial.

Jorge Bruno frisou que este projeto permitiu "perceber a riqueza existente em todas as ilhas relacionada com o património construído ligado à faina da baleação", acrescentando que "tem um impacto muito grande" no arquipélago.

O inventário, realizado pelo Observatório do Mar dos Açores, identificou 186 lugares ligados à baleação nas nove ilhas do arquipélago, sendo o Pico a ilha que apresenta o maior número, com 43, seguida de S. Miguel, com 30 locais identificados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados