Açoriano Oriental
Governo ativa fundos para compensar pescadores pelo mau tempo
O Governo dos Açores anunciou hoje que decidiu ativar o FundoPesca para apoiar os pescadores que têm visto a sua atividade limitada por causa do mau tempo dos últimos meses.
Governo ativa fundos para compensar pescadores pelo mau tempo

Autor: Lusa/AO Online

"A Secretaria Regional dos Recursos Naturais decidiu ativar o FundoPesca na sequência das condições climatéricas adversas ocorridas nos últimos meses, que têm impedido os pescadores de exercer em pleno a sua atividade", divulgou o Governo Regional num comunicado.

De acordo com o mesmo texto, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, que tutela as pescas, vai por isso "proceder à convocação do Conselho Administrativo do FundoPesca para avaliar a situação e decidir de acordo com o regulamento deste fundo de compensação salarial" os apoios a ativar.

A Federação de Pescas dos Açores (FPA) tinha anunciado hoje que ia pedir ao Governo Regional um reforço do FundoPesca, sublinhando que por causa do mau tempo, há pescadores "a passar dificuldades enormes”, segundo disse à agência Lusa José António Fernandes, presidente da FPA.

O dirigente da federação afirmou que “há famílias inteiras a passar fome” porque os pescadores não têm podido sair para o mar.

“Já tenho alguma idade e julgo que este é um dos piores invernos de que tenho memória”, frisou José António Fernandes.

Desde que foi acionado há cerca de um mês que os pescadores beneficiários do FundoPesca estão a receber um valor mensal que tem como referência cerca de 50 por cento do salário mínimo regional açoriano, ou seja, cerca de 250 euros.

Mau tempo, preservação de recursos, interdição de pesca por motivos de saúde pública ou defesa do ambiente e impossibilidade do exercício da faina ditada por condicionantes decorrentes do caráter migratório das espécies são algumas das condições previstas para acionar o FundoPesca, criado em 2002.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados