Açoriano Oriental
Governo dos Açores admite nova injeção de verbas no Serviço Regional de Saúde
O secretário regional da Saúde dos Açores admitiu esta sexta-feira a injeção de novas verbas para "ir corrigindo algumas situações" no Serviço Regional de Saúde, embora tenha sido possível chegar em 2013 a "um equilíbrio financeiro".
Governo dos Açores admite nova injeção de verbas no Serviço Regional de Saúde

Autor: Lusa/AO Online

 

“Há um historial que tem que ser resolvido. No ano passado, conseguimos fazer uma injeção de cerca de 30 milhões de euros no Serviço Regional de Saúde para o pagamento de dívidas. Esperemos que este ano também o possamos fazer para ir corrigindo algumas situações”, disse Luís Cabral, em declarações aos jornalistas.

O titular pela pasta da Saúde nos Açores falava após uma reunião com o conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, acrescentando que "ainda se está a tentar perceber de que forma poderá ser feito e quando".

Luís Cabral lembrou que o Serviço Regional de Saúde passa por "alguns constrangimentos do ponto de vista financeiro por via do que foram os financiamentos em anos anteriores e dos ajustes normais" que estão a ser feitos "nesta altura de crise".

Ainda assim, garantiu que "foi possível, em 2013, chegar já a um equilíbrio financeiro em termos de financiamento e gastos, praticamente em todas as unidades" do SRS, mas disse que "as dificuldades mantêm-se".

"Há um historial que tem de ser devidamente enquadrado e que estamos a trabalhar com cada um dos hospitais no sentido de o resolver", sublinhou, frisando que "o importante não é pedir mais dinheiro mas sim pedir o dinheiro com uma justificação muito clara e muito plausível".

Na reunião, a passagem dos horários médicos das 35 para as 40 horas foi um assunto abordado, indicando o secretário regional que "cerca de 44 médicos" da maior unidade de saúde dos Açores "já fizeram o pedido de passagem das 35 para as 40", representando "mais capacidade de resposta do hospital" a nível das urgências, consultas externas e internamento.

O secretário regional da Saúde salientou ainda que as auditorias que estão a ser feitas pela Inspeção Regional de Saúde "vão ao encontro" de uma decisão do executivo açoriano, tomada no início de mandatado "e até por sugestão de alguns outros partidos da oposição", sendo o objetivo "perceber e dar instrumentos a cada administração hospitalar" para perceber "onde estão as falhas e onde podem ser otimizadas os recursos do Serviço Regional de Saúde".

Em 2013, a inspeção foi feita no Hospital de Santo Espírito, na Terceira, este ano será realizada na Horta e em 2015, provavelmente, no hospital de Ponta Delgada.

O secretário regional da Saúde reiterou ainda, em resposta a questões dos jornalistas, que está a ser feita "uma revisão" do sistema de convenções com os privados de modo a torná-lo "mais ágil e mais eficaz".

"A ideia é utilizar a mesma tabela que está em vigor no Serviço Nacional de Saúde para o pagamento dos exames", explicou.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.