Açoriano Oriental
Governo apresenta novos programas para promover emprego jovem
O Governo Regional anunciou esta quinta-feira a criação de três novos programas que visam incentivar o emprego de jovens pelas empresas açorianas, a criação de emprego junto dos desempregados e reforçar o potencial produtivo da Região.
Carregando o video...

Autor: Nuno Fontes Sousa

Segundo o vice-presidente do Governo Regional, foi criado um Programa de Incentivo à Inserção dos Estagiários (PIIE) L e T em empresas, cooperativas ou entidades sem fins lucrativos onde esses jovens estiverem a estagiar.

O PIIE prevê a atribuição de um apoio financeiro às entidades empregadoras que contratem os jovens após a conclusão dos Estagiar L e T, cujos estágios se concluam a partir de 1 de janeiro de 2013, sendo que as entidades empregadoras ficam obrigadas a celebrar contrato de trabalho a tempo completo sem termo ou com duração mínima de um ano, no caso de contrato a termo.

Esta medida será operacionalizada de imediato, para que os estagiários que concluem o seu estágio no final do mês de fevereiro possam já beneficiar deste apoio, disse Sérgio Ávila.

O Governo dos Açores vai também criar um novo programa para apoio à Criação do Próprio Emprego, o CPE-Premium, que visa fomentar a criação de emprego junto dos desempregados, atribuindo um apoio adicional que acrescerá ao pagamento, total ou parcial, do montante global das prestações de desemprego a que tenha direito.

O programa CPE-Premium, tem como destinatários desempregados que beneficiem de subsídio de desemprego e que se propõem criar o seu próprio emprego e iniciar uma atividade empresarial através da constituição de uma nova empresa ou da aquisição do capital social de empresa preexistente.

Foi igualmente anunciada por Sérgio Ávila a criação do Programa para Reforçar o Potencial Produtivo Regional, o qual visa assegurar a melhoria da capacidade de comercialização dos produtos açorianos junto de agentes económicos regionais, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros e de restauração.

Assim, numa primeira fase será criado um sistema de incentivos ao consumo de produtos açorianos, apoiando a aquisição de produtos regionais para os restaurantes e hotéis, produtos estes previamente identificados, devendo os restaurantes e hotéis evidenciar os produtos e marcas regionais nas suas cartas, como forma de promoção dos mesmos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados