Açoriano Oriental
Google e CP captam imagens a 360 graus de linhas ferroviárias portuguesas
A Google, em parceria com a CP - Comboios de Portugal e a Rede Ferroviária Nacional, iniciou a recolha de imagens a 360 graus de várias linhas ferroviárias do país que estarão disponíveis na plataforma 'Google Street View'.
Google e CP captam imagens a 360 graus de linhas ferroviárias portuguesas

Autor: Lusa/AO online

 

Após as filmagens, que decorrerão durante 15 dias nas linhas do Douro, Cascais, Norte, Oeste e Sintra, num total de 700 quilómetros, os internautas do mundo inteiro poderão vê-las dentro de "três a quatro meses", afirmou hoje a diretora de Marketing da CP, Filipa Ribeiro.

"As imagens disponibilizadas não serão só das linhas, mas de toda a envolvente para que toda a gente saiba como é viajar nestes comboios", disse no arranque das filmagens da linha do Douro, entre o Porto e o Pocinho.

Através das aplicações 'Google Maps´ e 'Google Earth´, as pessoas poderão ter a perspetiva do que sente o maquinista do comboio ao percorrer a linha ferroviária, ao fazer as curvas e contracurvas, ao passar nos túneis ou parar nas estações.

Filipa Ribeiro explicou que a realização deste projeto, iniciativa da CP, tem uma "grande complexidade" a nível operacional e exigiu a cooperação entre empresas do setor.

Para a captação de imagens, a Google disponibilizou um equipamento com câmaras de alta resolução que é colocado num vagão, impelido por uma locomotiva da CP, percorrendo a linha de ponta a ponta.

"O comboio tem de ir a uma velocidade diferente do que normalmente vai, isto é a 30 quilómetros por hora, para captar imagens com uma qualidade muito boa", explicou.

Posteriormente, as imagens serão tratadas por técnicos da Google que eliminarão os rostos e as matrículas dos carros por questões de privacidade.

"Esta iniciativa será uma mais-valia para o turismo de Portugal e para a promoção dos caminhos-de-ferro", considerou Filipa Ribeiro.

Na sua opinião, os potenciais turistas ao verem as imagens a 360 graus das várias linhas vão perceber que podem fazer "viagens maravilhosas" em Portugal.

O investimento no projeto "não é significativo" porque cada empresa envolvida assumiu os seus custos internos que, face às vantagens que trará, se torna "reduzido", salientou a diretora de marketing da CP.

Portugal é o segundo país a ter uma linha ferroviária filmada a 360 graus na plataforma 'Google Street View´ após a filmagem, em 2012, de caminhos-de-ferro nos Alpes Suíços.

O responsável de combinado operacional Norte da Refer, Paulo Rocha, adiantou que a empresa fez alterações nos horários porque o comboio circula a baixa velocidade, prescindiu de cobrar a taxa de uso (espécie de portagem ferroviária) e tratou das autorizações especiais dado o vagão ser impelido e não rebocado, tal como é habitual.

Ao longo desta primeira viagem, entre o Porto e o Pocinho, havia quem estivesse em terrenos agrícolas, em estações ou no meio de arbustos a registar o momento "único" com máquinas fotográficas e telemóveis.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados