Açoriano Oriental
Furacão Gaston deverá passar pelos Açores como tempestade no sábado
O Furacão Gaston, atualmente com a categoria 3 numa escala de 1 (menos grave) a 5 (mais grave), com ventos da ordem dos 180 km/h, está a Leste das Bermudas e deverá fazer uma rota para Nordeste, atingindo os Açores no próximo sábado já como tempestade tropical.
Furacão Gaston deverá passar pelos Açores como tempestade no sábado

Autor: Rui Jorge Cabral

Em declarações ao Açoriano Oriental, o delegado nos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Henriques, afirmou queo Furacão Gaston deverá atingir os Açores na madrugada de sábado já enfraquecido, ou seja, na categoria de tempestade tropical, afetando sobretudo os Grupos Ocidental e Central do arquipélago. Pelas previsões atuais, não se prevê que o Gaston afete de forma relevante o estado do tempo nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Na quinta-feira, o IPMA deverá emitir um alerta de mau tempo para os Açores, já com um maior grau de certeza sobre a passagem do Gaston e os seus efeitos no arquipélago.

O Gaston é o sétimo furação a formar-se no Atlântico neste ano de 2016. O primeiro furacão a formar-se foi o Alex, que atingiu os Açores em janeiro e foi um fenómeno muito raro, que já não acontecia há quase 40 anos, uma vez que os furacões em janeiro são muito raros, sendo a sua época normal de formação entre os meses de junho e novembro. *

 

* Leia a reportagem completa no jornal Açoriano Oriental de terça-feira, 30 de agosto de 2016.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados