Açoriano Oriental
Filme rodado nos Açores ganha prémio em festival na Índia
O cineasta Bernardo Cabral foi distinguido com o 2.º Prémio no "Script 2013 - International Short Film Festival", que decorreu no "Fidelity Theatre", de Kochi, Kerala (Índia), anunciou o Cine-Clube de Avanca.
Filme rodado nos Açores ganha prémio em festival na Índia

Autor: Pedro Nunes Lagarto

Produzido pela Cineact, Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, o filme “50 pesos argentinos” foi integralmente rodado na Ilha de S. Miguel nos Açores, numa produção que reinventa o início do século XX, marcado pela extrema pobreza e com a emigração como quase única alternativa para a população de muitas localidades açorianas. Baseado num conto do escritor micaelense Ruy Guilherme Morais que o realizador adaptou, a obra, protagonizada pelos atores Eduardo Almeida e Fátima Sousa, teve produção de Judite Barros, Fátima Cabral, A. Valente e Bernardo Cabral.

A música é de Emanuel Paquete e Fernando Augusto Rocha, imagem de Paulo Medeiros, som de Tó Garcia e montagem de Paulo Medeiros e Carlos Silva.

O filme foi anteriormente distinguido com os Prémios do Público e Melhor Filme Regional no Panazorean Festival de Cinema e no Festival de Cinema da Ribeira Grande. Tendo sido exibido no AVANCA 2012, vai ser projetado no Teatro Rivoli no Porto, integrando uma das várias sessões do Fantasporto.

Na Índia, o filme foi igualmente exibido noutro festival que decorreu nas cidades de Nova Deli e Mumbai, tendo já passado também pelos ecrãs de Buenos Aires (Argentina).

Bernardo Cabral, que recebeu pessoalmente o prémio, é também autor de outros filmes que abordam histórias açorianas e da primeira longa-metragem de ficção dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados