Açoriano Oriental
Felipe Oliveira Baptista propõe um inverno "forte, puro" e mais português
O designer de moda Felipe Oliveira Baptista fez esta quarta-feira desfilar em Paris as suas propostas para o próximo inverno, uma coleção "quase monocromática" em que quis juntar o "forte" e o "puro" e desenhar com mais traços portugueses.

Autor: Lusa/AO Online

O criador foi este ano o primeiro português na passerelle da semana do pronto-a-vestir da capital francesa. Pelo Espace Vendôme, no centro de Paris, desfilaram tons azuis, pretos, cinzentos, sobretudo neutros, com apontamentos em rosa flamingo, resultado de "um trabalho bastante gráfico sobre as formas", explicou o estilista.

"A construção das roupas, que está sempre presente no meu trabalho, foi quase o principal [nesta coleção]", disse, explicando que é por isso – "para ajudar a ler as formas" – que esta é "uma coleção quase monocromática".

A "ideia de fazer algo extremamente forte e ao mesmo tempo puro", tentando "encontrar o máximo dos dois", ganha forma – uma forma "sensual, luminosa e inquietante" – nos estampados, em que se sobrepõem animais selvagens.

O designer de moda explicou ainda que esta coleção tem mais Portugal do que as coleções anteriores, que há nestas linhas mais inspiração portuguesa do que a habitual e "subconsciente" nas suas propostas.

Felipe Oliveira Baptista propõe um inverno com "referências de arte e de arquitetura portuguesa", que dão a estas peças "um certo lado austero, quase sóbrio, misturado com uma sensualidade luminosa".

Os modelos têm, por exemplo, ecos das performances da artista Helena Almeida, do filme "Tabu", do realizador Miguel Gomes, ou das letras do "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa.

Isso aconteceu, disse ainda o estilista, porque tem em mãos uma exposição, agendada para o fim de outubro, no Mude – Museu do Design e da Moda, em Lisboa: "Isso fez-me olhar para os meus arquivos de dez anos de trabalho, deu-me vontade de olhar para esse lado português e pô-lo em [evidência]”, acrescentou.

"Trata-se de uma exposição sobre o processo criativo e as suas dicotomias", explicou, sublinhando que, apesar de o evento assinalar os seus dez anos de carreira, "não é uma retrospetiva”, sendo antes “uma mostra das temáticas e de como é que se chega às coleções".

Felipe Oliveira Baptista considerou que este é um projeto bastante aliciante e adiantou que já começou a trabalhar no conceito e na cenografia da exposição.

Também Luís Buchinho e Fátima Lopes marcam presença na semana da moda de Paris.

Ainda hoje, ao final da tarde, Luís Buchinho faz desfilar a sua coleção para a próxima estação fria, na Maison de L’Architecture. O desfile de Fátima Lopes está agendado para 05 de março, o penúltimo dia do evento, na Maison de la Chimie.

A semana de 'prêt-à-porter' de Paris decorre entre os dias 26 de fevereiro e 06 de março e é um dos maiores e mais importantes eventos de moda do mundo. Esta é a 27.ª passagem do Portugal Fashion pela capital francesa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados