Açoriano Oriental
Falta de vitamina D nas crianças aumenta probabilidades de alergia a alimentos
A falta de vitamina D no organismo das crianças aumenta as probabilidades de estas terem reações alérgicas aos alimentos, alerta um estudo divulgado na Austrália.
Falta de vitamina D nas crianças aumenta probabilidades de alergia a alimentos

Autor: Lusa/AO Online

Cientistas australianos descobriram que as crianças com uma insuficiência de vitamina D tinham três vezes mais probabilidades de registarem alergias aos alimentos, informou o Instituto de Investigação Infantil Murdoch (MCRI, na sigla em inglês).

No entanto, os investigadores determinaram que não existe ligação entre a falta da chamada vitamina da “luz do sol” e o eczema, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

A relação entre a vitamina D e as alergias aos alimentos foi registada nos menores cujos pais tinham nascido na Austrália, mas não nos que tinham progenitores nascidos no estrangeiro, o que poderá estar associado à cor da pele, a fatores genéticos ou a ambientais, de acordo com a investigação do MCRI.

Para o estudo, divulgado na revista científica The Journal of Allergy and Clinical Immunology, foram analisados os casos de 5.276 crianças de um ano, que realizaram testes a alergias comuns como a clara do ovo, amendoim ou sésamo.

Katie Allen, responsável pelo estudo, disse que o aumento da prevalência da insuficiência da vitamina D nos últimos 20 anos é paralelo ao aumento da taxa de alergias alimentares.

Allen assinalou que a investigação fornece a primeira evidência de que a vitamina D é um fator importante na prevenção de alergias alimentares nos primeiros anos de vida.

Jennifer Koplin, coautora do estudo, referiu que o próximo passo é saber quando a vitamina D se torna importante para determinar se uma pessoa será ou não alérgica a alimentos, durante a gravidez ou nos primeiros anos de vida da criança.

A vitamina D é produzida sobretudo pela ação dos raios ultravioleta B na pele, mas também pode ser obtida em alguns alimentos, principalmente peixes gordos, ou através de suplementos vitamínicos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados