Açoriano Oriental
Entrada na Rede Europeia de Geoparques pode potenciar turismo
A entrada dos Açores na Rede Europeia de Geoparques poderá potenciar o desenvolvimento de novos projetos e o surgimento de novos negócios na área do turismo, disse o diretor do Geoparque Açores.
Entrada na Rede Europeia de Geoparques pode potenciar turismo

Autor: Lusa/AO Online

José Leonardo Silva, que falava numa conferência de imprensa na Horta, disse esperar que este novo galardão possa ajudar a inverter os resultados negativos do Turismo nos Açores.

"Pretendemos desenvolver parcerias com as câmaras de comércio e com os empresários, no sentido de criar novas potencialidades e novos negócios na área do turismo", destacou.

José Leonardo Silva lembrou que o Geoparque de Arouca já conseguiu promover aquela região, em termos turísticos, através da criação de novos produtos, defendendo que é necessário "fazer o mesmo nos Açores".

O diretor do Geoparque Açores adiantou ainda que pretende investir, no próximo ano, na melhoria da sinalização destinada aos turistas que visitam a Região, e promover ações de sensibilização junto de "todas as escolas dos Açores".

O Geoparque Açores passou a integrar, desde o dia 21 de março, a Rede Europeia de Geoparques, por decisão unânime do comité de coordenação do programa, que reuniu na sede da UNESCO, em Paris.

O Geoparque Açores é composto por 121 geossítios espalhados pelas nove ilhas da região, que destacam a geodiversidade vulcânica do arquipélago, ao incluir locais como caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas, que reportam uma memória geológica de 10 milhões de anos.

Desses geossítios, 57 são considerados prioritários: dez em S. Miguel, oito no Pico, sete na Terceira, seis no Faial e nas Flores, cinco em Santa Maria, Graciosa e São Jorge, três no Corvo e ainda dois no parque marinho.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados