Açoriano Oriental
Media
El Mundo prepara despedimento coletivo de um terço dos seus 600 colaboradores
A direção do diário espanhol El Mundo comunicou na passada sexta-feira à comissão de empresa do jornal que está a preparar um programa de despedimento coletivo que passará pela saída de um terço dos seus cerca de 600 colaboradores.
 El Mundo prepara despedimento coletivo de um terço dos seus 600 colaboradores

Autor: Lusa/AO online

O programa de despedimento coletivo ('expediente de regulación de empleo', ERE) será apresentado formalmente aos trabalhadores no próximo dia 7 de maio, e deverá ter como objetivo a saída dos quadros do El Mundo de entre 195 e 220 colaboradores, de acordo com a comissão de empresa nas redes sociais e vários títulos “online” espanhóis.

A direção da publicação justificou a decisão como uma forma de restruturar as bases do diário, e como única resposta possível à forte queda de receitas. De acordo com o 'site' PR Prensa, os departamentos mais afetados serão as delegações do El Mundo, onde se prevê que o programa de despedimento coletivo corte mais de 60 por cento dos recursos humanos atuais.

A redação do El Mundo em Madrid, ainda de acordo com o PR Prensa, deverá ver sair 70 jornalistas, e as indemnizações oferecidas deverão ascender a 30 dias por ano de trabalho, ainda que todos os números só sejam colocados em cima da mesa depois do dia 7 e deverão depois ser alvo de negociações entre a empresa e os sindicatos.

Na semana passada, os redatores-chefes do título começaram por ser informados de que a empresa preparava o despedimento de um número máximo de 150 colaboradores, mas o teto acabaria por subir para os 195 a 220 saídas no final da semana. O El Mundo emprega cerca de 500 jornalistas num total de cerca de 600 colaboradores.

A assembleia de trabalhadores do El Mundo aprovou já a convocação de uma greve da redação em Madrid para 11 de maio e greves parciais de duas horas para os dias 7, 8, 9, e 10 de maio.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados