Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Educação Física escolar nos tempos atuais: que práticas?


Atividade Física

A realidade pandémica que vivemos, com as medidas necessárias a aplicar, vieram colocar em causa a condição física dos nossos alunos e a prática da atividade física regular, orientada e satisfatória, imprescindível para um desenvolvimento integral e eclético dos mesmos.

É importante refletir, mais que nunca, que práticas seguir e aplicar para que não se verifiquem estatísticas de que a realidade da obesidade infantil continua elevada, ou ainda, mais elevada. Desta forma, e aqui, na Escola Secundária de Lagoa, a opinião dos docentes foi unânime, em acentuar a prática na condição física dos alunos, privilegiando a prática individualizada/orientada, no sentido de recuperar e melhorar o que possa ter regredido nos meses de confinamento. Obstante esta decisão, e não querendo colocar de lado, o valor que a prática das Atividades Físicas Desportivas representam para o desenvolvimento e aquisição de competências essenciais para os alunos, estas atividades irão ser desenvolvidas, da melhor forma possível, mas de uma forma condicionada. Trabalhando assim a cooperação, o fairplay, o espírito de grupo/equipa, a entreajuda, no que diz respeito a aquisições fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social do aluno, não deixando para trás o trabalho técnico/tático de cada modalidade, também de forma condicionada mas exequível.

Enquanto continuarmos nesta situação/realidade “anómala”, iremos continuar a sensibilizar e a motivar os nossos alunos para a regularidade da prática de atividade física, responsável e realizada de forma segura, seja na escola, no clube ou em casa.

Maria de Jesus Fonseca
Coordenadora de Educação Física da Escola Secundária de Lagoa

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados