Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa - Jovens em GEOAÇÃO!


LOGOClubeDeGeocaching

As atividades extracurriculares são cada vez mais importantes no percurso de aprendizagem e crescimento de cada aluno. O clube escolar que a seguir se apresenta é disso um exemplo. Com apenas dois anos de atividade regista já um largo número de participantes que cada vez mais se envolvem numa atividade que promove o conhecimento e o contacto com a natureza.

O Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa funciona desde 2017, tendo resultado de várias atividades sobre Geocaching, realizadas anualmente e desde 2014, nesta escola, inseridas no plano anual de atividades (PAA), contando sempre com a colaboração do Conselho Executivo, professores e alunos. Tem como entidades parceiras: Câmara Municipal de Lagoa (CML), Clube Náutico de Lagoa, EXPOLAB, OVGA (Casa dos Vulcões), OASA (Observatório Astronómico dos Açores – Santana) e a Associação Ecológica – Amigos dos Açores. A sua conta de Geocaching (clubedegeocachingesl) foi ativada a 25 de setembro de 2017 e é desde janeiro de 2020 uma conta “Premium”.

Conta neste ano escolar (2019/2020) com cerca de oitenta alunos inscritos e com oito professores dinamizadores, sendo coordenador o professor Luis Filipe Machado, que tem por adjunto o professor Marco Pereira. Desde a sua criação, que, anualmente se inscrevem, em média, neste Clube, mais de cem alunos. Neste ano escolar os professores dinamizadores deste Clube são: Ana Luísa Machado, Eduarda Moniz, Luis Machado, Marco Pereira, Nuno Branco, Rosa Cabral, Sofia Catela e Vasco Bairos.

Por proposta da Câmara Municipal da Lagoa foram já produzidas mais de quinze caches temáticas sobre assuntos importantes e históricos para este concelho. No ano de 2018 e sob a orientação do professor Marco Pereira, este clube participou no Concurso Internacional de Filmes de Geocaching (GIFF – 2018) com o filme “DREAM”, tendo obtido uma honrosa posição.

O clube tem dado um importante contributo na formação dos alunos dos cursos profissionais na área: do Turismo Rural e Ambiental e da Gestão Ambiental. Também tem colaborado na realização dos cursos de Geocaching (creditados), para professores, enquanto ferramenta educativa, promovidos pelo Newrónio (entidade formadora desta Escola) e realizados com formandos de várias escolas e de várias ilhas. Também já foram ministrados workshops, destinados quer a alunos quer a professores sobre a “utilização do GPS”. Também vários alguns e professores deste Clube participaram, com o apoio do Expolab e da Câmara Municipal da Lagoa, num workshop sobre “Programação em impressoras 3D”. A partir desta formação o Clube produziu os seus primeiros trackables, tendo sido vários “lançados” em caches de Geocaching, encontrando-se, nesta altura, a “navegar” pelo mundo…

Algumas das atividades organizadas por este clube têm sido: atividades formativas em sala de aula, produção de caches de Geocaching, visitas de estudo, percursos de trilhos, atividades náuticas (de canoagem e mergulho), organização de conferências e de eventos (nomeadamente eventos CITO que são atividades de proteção do meio ambiente) e atividades de caracter desportivo no âmbito da canoagem e mergulho.

Este Clube, no âmbito da parceria existente, também tem colaborado com a CML na atualização do “roteiro urbano” e no “roteiro de trilhos pedestres – Rota da Água” deste concelho, respetivamente em 2018 e 2019, com as turmas finalistas do 12º ano dos Cursos Técnico profissionais de Turismo Rural e Ambiental.

O Clube participa, desde há três anos, em todas as edições do jornal Diário da Lagoa (com meia página ou uma página A3) e, desde 2018, mensalmente, no suplemento Neurónio do jornal Açoriano Oriental. Também atualiza, mensalmente, as informações relativas ao Clube, na página (website) da Escola Secundária da Lagoa, bem como no facebook do clube. Também, e desde julho de 2019, que mensalmente, é produzido e publicado, um cartoon relativo ao Geocaching (da autoria da professora Sofia Catela, que é uma das professoras dinamizadoras deste clube).

Este Clube tem participado e colaborado com várias iniciativas de atividades escolares, como por exemplo: as atividades comemorativas dos aniversários da Escola Secundária da Lagoa; o “Dia do Prosucesso”, os “Encontros TOPA” e nas várias Feira de Ocupação de Tempos Livres (eventos organizados pelo Gabinete de Desporto e Juventude e pela Associação de Pais da EBI da Lagoa).

Entretanto é de salientar que, ao longo destes anos, o Clube já dispões de vários equipamentos GPS e de aparelhos de comunicações (walky-talkys), bem como alguma indumentária, poise ao longo dos vários anos escolares foi entregue aos alunos e professores, t-shirts, polos e polares, alusivos ao Clube.

Registe-se, ainda, que este Clube é uma das entidades “apoiantes” da Geotour Azores” (projeto do Governos Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo, que “utiliza” o Geocaching, como ferramenta promotora do Turismo nos Açores), sendo, por isto, nesta Escola, a “sede” deste projeto.

Neste momento, consta no perfil de Geocaching deste Clube, que: já encontrou cerca de 1.100 caches, produziu 28 caches (entre caches: tradicionais, multi-caches, caches-enigma, caches letter-box, earthcaches, cache wherigo, eventos e eventos-cito). Também já “descobriu” mais de 700 trackables e recebeu 51 souvenirs. Por outro lado, é de ter em conta que já foram atribuídos mais de 108 “favoritos” a caches do Clube e que o Clube tem (produziu) uma woodcoin e uma geocoin, ambas alusivas ao clube).

Registe-se que, neste ano escolar (2019/2020) um dos elementos do Clube (o aluno Rodrigo Travassos) está a desenvolver o seu trabalho final do curso profissional (Prova de Aptidão Profissional – PAP), ao nível do 12º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo Rural e Ambiental, sobre “Geocaching – Uma ferramenta turística”, sendo esta a primeira PAP ligada ao Geocaching e Turismo, apresentada e defendida na Região Autónoma dos Açores.

O clube identifica-se no Geocaching como “ClubedeGeocachingESL”, podendo ser contatado através do E-mail: [email protected] ou através da página do Facebook: “Clube Geocaching ESL”.

Brevemente podem consultar algumas notícias das muitas atividades desenvolvidas.

AO Escolas

Exposições envolvem a comunidade educativa
Durante o mês de Abril, a comunidade educativa da EScola Secundária de Lagoa envolveu-se no desenvolvimento de atividades diversas para comemorar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Mesas redondas e experiências na 1ª pessoa sobre alguns aspetos da vida antes de 1974
Os Açores antes do 25 de Abri: A Censura, a Guerra Colonial e a mulher no Estado Novo. A Educação e o Ensino no Estado Novo. Foram os temas de duas mesas redondas que trouxeram até aos dias de hoje alguns relatos que permitiram a uma plateia jovem conhecer o que foi viver antes do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa
Fotografias e Bandeira Nacional cinquentenária em Exposição
No Hall de entrada da Escola Secundária de Lagoa esteve patente uma exposição com fotografias a preto e branco do 24 e 25 de Abril de 74. Nesta exposição esteve também uma bandeira nacional que esteve nas ruas de Lisboa transportada por um soldado açoriano na noite da revolução. Liberal Soares de Jesus era Primeiro-Cabo Escriturário e participou neste momento da história nacional. Trinta anos mais tarde, depois de participar numa conferência sobre os 30 anos de Abril na ESL, surpreendeu todos com a oferta desta bandeira à ESLagoa. ESta exposição fez parte do programa de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Quartel dos Bombeiros de Ponta Delgada precisa de ser atualizado
João Paulo Medeiros, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) passa em revista o incêndio no HDES, a luta por melhores condições de trabalho dos bombeiros e as dificuldades que a maior corporação dos Açores enfrenta
 
“Sou defensor de uma Europa das Nações que não perca a sua identidade”
José Pacheco, candidato do Chega pelos Açores nas eleições para o Parlamento Europeu do dia 9 de junho admite que o objetivo do partido é ganhar as eleições e alerta para a necessidade de inverter a “subsidiodependência” dos Açores em relação à Europa
 
Bispos portugueses realizam visita “Ad Limina” ao Vaticano de 20 a 24 de maio
Bispo de Angra afirma que juntamente com “relatório” sobre a Igreja açoriana leva “no coração todos os homens e mulheres dos Açores”.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados