Donald Trump ganhou primárias republicanas em New Hampshire

Donald Trump ganhou primárias republicanas em New Hampshire

 

Lusa/AO Online   Internacional   10 de Fev de 2016, 06:23

O milionário Donald Trump ganhou as primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire, que decorreram na terça-feira.

Trump já reivindicou a sua primeira vitória na corrida à nomeação como candidato republicano a Presidente dos EUA nas eleições deste ano, que estão marcadas para novembro.

Segundo resultados preliminares, o governador do Ohio John Kasich ficou em segundo lugar nas votações do Partido Republicano no estado de New Hampshire.

Quando estavam contados 62% dos votos, Trump tinha 34,4% dos sufrágios e Kasih 16,2%.

As sondagens divulgadas pelas grandes cadeias de televisão norte-americanas após o fecho das urnas davam a vitória a Trump com uma média de 31,2% dos votos.

New Hampshire elege 23 delegados republicanos às convenções nacionais do partido que nomeiam o candidato à casa Branca.

No discurso de vitória, Trump disse que se chegar à Casa Branca os EUA voltarão a ser um país "maravilhoso", respeitado no mundo, reiterando promessas que tem feito na sua campanha, como a construção de "um muro" para travar a passagem de imigrantes ou "a proteção sagrada da segunda emenda" da Constituição norte-americana, relacionada com o direito à posse de armas.

Já John Kasich, que conseguiu um surpreendente segundo lugar, considerou o seu resultado uma vitória da "luz sobre a escuridão" da política.

"Talvez estejamos a passar uma página depois da fase escura da política norte-americana, porque esta noite a luz impôs-se à escuridão das campanhas negativas", afirmou.

As sondagens nacionais têm colocado Kasich no sexto lugar entre os aspirantes republicanos à nomeação como candidatos à Casa Branca.

O processo eleitoral para as Presidenciais norte-americanas deste ano arrancou a 01 de fevereiro no Iowa.

Nesse estado, o senador Ted Cruz, de ascendência cubana, ganhou a Donald Trump e Marco Rubio ficou em terceiro lugar, a apenas um ponto do magnata.

O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o 'caucus' (assembleias populares) de Iowa confere-lhe uma importância particular, porque representa, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.