Açoriano Oriental
Dia do Corpo de Deus sem feriado assinala-se hoje pela primeira vez
Hoje, dia do Corpo de Deus, não será feriado em Portugal pela primeira vez e as celebrações religiosas passam para domingo, na sequência da decisão do Governo de suspender o feriado durante cinco anos.
Dia do Corpo de Deus sem feriado assinala-se hoje pela primeira vez

Autor: Lusa/AO Online

Este feriado deixa de existir a partir deste ano e pelo menos até 2017, passando as festas religiosas do Corpo de Deus a ser celebradas nos domingos seguintes, à semelhança do que já acontece em muitos países da Europa.

Até este ano, o Corpo de Deus era um feriado nacional religioso móvel, que se celebrava na segunda quinta-feira a seguir ao domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

No entanto, em 2011, o Governo decidiu reduzir os feriados nacionais, impondo como regra o fim de dois religiosos e dois civis, com o objetivo de aumentar os esforços para superar a crise económica e financeira que o país atravessa.

No início de maio do ano passado, a República Portuguesa e a Santa Sé chegaram então a acordo sobre a redução dos feriados religiosos e decidiram suspender por cinco anos o feriado do Corpo de Deus e o de Todos os Santos (01 de novembro).

Os dois feriados civis abolidos foram o 5 de Outubro (Implantação da República) e o 1 de Dezembro (Restauração da Independência).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados