Açoriano Oriental
Reforma Autárquica
Deputados concluem não ser possível extinguir freguesias antes das eleições regionais
A Comissão de Política Geral do Parlamento dos Açores conclui não ser possível extinguir ou fundir freguesias na região antes das eleições legislativas regionais, em outubro
Deputados concluem não ser possível extinguir freguesias antes das eleições regionais

Autor: Lusa/AO Online

A conclusão foi revelada à agência Lusa por Pedro Gomes, presidente daquela comissão parlamentar, no final de uma reunião, realizada em Ponta Delgada, destinada a elaborar o relatório final dos trabalhos sobre a reforma autárquica.

"A comissão concluiu que não é possível, neste momento, quer politicamente, quer juridicamente, realizar qualquer processo de fusão ou extinção de freguesias nos Açores, atendendo ao atual calendário eleitoral", explicou o parlamentar social-democrata, que preside à Comissão de Política Geral.

Segundo explicou, a legislação nacional em vigor (que não foi revogada pelo diploma nacional da reforma autárquica), determina que não é possível criar ou extinguir freguesias "cinco meses antes de qualquer ato eleitoral".

Os deputados açorianos continuam a considerar, no entanto, que esta matéria é da "competência" exclusiva da Região e que a eventual fusão ou extinção de freguesias no arquipélago deve ser regulada por diploma regional próprio e não pela legislação nacional.

Pedro Gomes admitiu mesmo que os partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa dos Açores possam vir a suscitar a inconstitucionalidade do diploma nacional, já aprovado na Assembleia da República, mas ainda não promulgado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

"Não há ainda nenhuma hipótese excluída nesta altura", realçou o deputado do PSD, para quem um eventual pedido de declaração de inconstitucionalidade deve ser encarado com "naturalidade" e "sem crispação".

A Comissão de Política Geral decidiu rejeitar, por outro lado, uma proposta conjunta do BE e do PPM, que defendia a realização de referendos locais para determinar a fusão ou extinção de freguesias nas ilhas, por entender que é "inconstitucional".

Na passada semana, PS, BE, PCP e PPM apelaram em conjunto ao Presidente da República para que não promulgue a proposta de lei da reforma autárquica, por entenderem que ela não se deve aplicar às regiões autónomas.

O PSD e o CDS-PP nos Açores também já vieram dizer que estão dispostos a levar o caso "até às últimas consequências", ou seja, ao Tribunal Constitucional.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados