Açoriano Oriental
Ambiente
Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas com proteção contra predadores
O "Hotel dos Cagarros", com uma centena de ninhos e vista para o mar, foi criado no Corvo, Açores, num projeto pioneiro a nível mundial que visa criar uma colónia para aves marinhas sem predadores.
Corvo acolhe reserva pioneira de aves marinhas com proteção contra predadores

Autor: Lusa/AOline

A Reserva Anti-Predadores para a Nidificação de Aves Marinhas abrange uma área com cerca de um hectare na Ponta do Topo, vedada por uma rede fabricada por uma empresa especializada da Nova Zelândia, que impede a entrada de gatos e ratos.

“Esta zona da ilha está fechada desde outubro e o controlo que realizamos mostra que não há predadores no interior da vedação”, afirmou Luís Costa, diretor executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em declarações à Lusa.

Este projeto pioneiro para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores através da recuperação do seu habitat e de medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras integra o programa ‘LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas’, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente, Câmara do Corvo e Royal Society for the Protection of Birds.

Este santuário não é exclusivo dos cagarros, destina-se também a outras aves, como os estapagados ou os frulhos, que pesam apenas 200 gramas, mas são capazes de viajar 2.200 quilómetros e mergulhar a 23 metros de profundidade.

“O objetivo é que venham para aqui todas as aves que são perseguidas por predadores e que já são raras nos Açores”, salientou Luís Costa.

Os terrenos onde foi criada a reserva foram escolhidos por terem condições para a nidificação das aves, mas também por não terem uso agrícola, estando em curso a recuperação da flora endémica.

“Estamos a ficar com a vegetação própria deste local e esperamos que, se o habitat natural for recuperado, possam vir a aparecer outras espécies de plantas”, frisou Frederico Cardigos, diretor regional dos Assuntos do Mar, destacando a importância dos esforços em curso para criar condições para a nidificação de aves marinhas naquela zona.

Por agora, os responsáveis estão satisfeitos por algumas aves terem estado no local a “explorar” as condições existentes, esperando que, na próxima época de nidificação, o ‘hotel’ tenha uma boa ocupação.

A pequena ilha do Corvo foi escolhida para esta iniciativa inovadora a nível mundial para testar métodos de erradicação de predadores e plantas invasoras pela sua localização geográfica e por ter um habitat privilegiado para a nidificação de aves marinhas.

O Corvo tem a maior população de cagarros nos Açores, é uma das duas ilhas do arquipélago onde nidificam os estapagados e acolhe frulhos nas suas encostas mais inacessíveis.

O sucesso deste projeto permitirá ter populações mais robustas de aves marinhas, que já ocuparam aos milhares as ilhas e ilhéus do arquipélago e atualmente estão reduzidas a pequenos ilhéus e falésias remotas.

A exceção é o cagarro, já que mais de metade da população mundial desta ave nidifica todos os anos nos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados